Na noite desta terça-feira (16), no France Hotel, em Guarabira, o Sindicato dos Bancários da Paraíba realizou o Encontro de Bancárias e Bancários do Brejo, atividade de mobilização da Campanha Nacional dos Bancários para passar informações sobre as rodadas de negociação entre a representação da categoria (Comando Nacional) e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
A mobilização começou do final da manhã para o início da tarde com a visitas às agências bancárias de Guarabira para reforçar o convite às bancárias e bancários que atuam naquela microrregião participarem do evento, à noite.
O secretário de imprensa do Sindicato, Paulo Henrique abriu o Encontro saudando os presentes e compôs a mesa com o presidente Lindonjhonson Almeida, a secretária geral Silvana Ramalho, o diretor de interior Carlos Hugo, a secretária de formação Magali Pontes e o coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNBNB) Robson Luís e passou a coordenação dos trabalhos para o presidente.
Lindonjhonson falou sobre a importância do encontro, fez um breve relato sobre o andamento das negociações e expôs as dificuldades do Comando na mesa de negociação com a frieza dos representantes dos banqueiros.
“É muito gratificante estarmos em contato direto com as bancárias e os bancários da microrregião de Guarabira, onde realizamos eventos esportivos, confraternizações e hoje nos encontrarmos com uma parcela significativa de nossa base falarmos sobre a campanha nacional, o andamento das negociações e como poderemos ampliar a mobilização para dar ainda mais respaldo às companheiras e companheiros que compõem a mesa com a Fenaban e as negociações específicas por bancos. Até agora, tratamos de diversos itens da nossa pauta de reivindicação e apresentamos propostas concretas, mas ainda não obtivemos nenhuma contraproposta dos banqueiros. É importante destacarmos que logo na primeira reunião solicitamos a assinatura de um acordo de ultratividade com os bancos para garantir as cláusulas da CCT e seguirmos negociando com serenidade, caso não consigamos fechar um acordo até a nossa data-base, 1º de setembro. A representação dos bancos não assinou nada a respeito, mas se comprometeu a apresentar proposta negociável até o fim de agosto. Por isso, precisamos que cada um de vocês converse com pelo menos um colega para fortalecer a mobilização rumo ao fechamento de um acordo satisfatório para a categoria profissional.
Silvana Ramalho sintetizou as negociações com a Caixa Econômica e destacou a polêmica sobre a formulação de uma proposta de equacionamento pela Caixa e a Funcef, sem a participação dos participantes. “Antes de qualquer coisa, ressaltamos a importância de mantermos a mobilização forte para termos força na mesa de negociação. E, paralela à negociação, temos que somar forças para rejeitar qualquer proposta de equacionamento que seja elaborada sem a presença dos participantes da Funcef para que não tenhamos nossos direitos reduzidos”, enfatizou.
Magali Pontes, que também participa da mesa de negociação como suplente, ressaltou que “temos um governo democrático popular, mas negociamos com banqueiros e eles não dão nada de graça para os bancários, e temos que nos mobilizar para garantir nossos direitos e obter novas conquistas na luta. E é por isso que estamos reunidos aqui para reforçar a mobilização”.
Robson Luís relatou de forma sucinta as duas negociações específicas com o Banco do Nordeste, sobre cláusulas sociais e igualdade de oportunidades, respectivamente, e chamou a atenção para as próximas negociações que vão tratar, inclusive, de questões econômicas. “Nessas questões, destacamos a revisão do nosso plano de cargos e remuneração (PCR) que está muito defasado e a nossa PLR que, cujo percentual de distribuição é o mais baixo da categoria profissional; apenas 6,25% do lucro e vamos tentar conquistar pelo menos 10%. Diferente dos demais bancos que contratam negociadores, no BNB a negociação é diretamente com a diretora de administração. Mesmo assim, precisamos de muita mobilização para respaldar nossas reivindicações”, reforçou.
O evento foi encerrado com um jantar de confraternização, após a foto oficial do Encontro.
Veja as fotos do Encontro, clicando Aqui!