Crédito: Seeb Piauí
Seeb Piauí
Trabalhadores aprovaram demandas para Conferência Regional da Fetrafi-NE

Cerca de 150 bancários de 17 cidades do Piauí participaram do XXVIII Encontro Estadual de Bancários, realizado no último sábado, dia 15, no auditório do Sindicato dos Bancários do Piauí, em Teresina. Foi aprovada a proposta de 13,67% de reajuste salarial para ser apresentada na Conferência Regional da Fetrafi-Nordeste, onde será definida a proposta da região a ser levada para 15ª Conferência Nacional, que define as reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários 2013.

O encontro contou com a presença do presidente da Fetrafi-Nordeste, Carlos Eduardo, do presidente da Central Única dos Trabalhadores do Piauí, Paulo Bezerra, do diretor da Contraf-CUT, Marcos Vandaí e da deputada Flora Izabel.

Carlos Eduardo destacou a presença de todos, principalmente dos jovens bancários que estão agora se inteirando das ações da categoria. “É importante essa nova geração de bancários ter uma interação com os mais experientes”, observou o presidente da Fetrafi-Nordeste, que em seguida fez um breve relato sobre a entidade que é uma das maiores do país e uma referência para o movimento sindical.

Paulo Bezerra enfatizou a parceria firmada com o Sindicato dos Bancários do Piauí na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora e aproveitou para reforçar o trabalho do atual presidente do SEEBF/PI, José Ulisses, que de forma atuante e persistente vem conduzindo a categoria de forma organizada dentro do movimento sindical.

Flora Izabel falou de sua participação nos encontros realizados nas regionais de Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano, onde fez explanação sobre conjuntura política e econômica, particularizando as ações na luta pelo cumprimento da Lei de Segurança Bancária (6168/12) e mais recente a constitucionalidade do projeto de lei que torna o dia 28 de agosto feriado bancário nas instituições bancárias e financiarias no Piauí.

O presidente do Sindicato, José Ulisses, agradeceu a presença dos bancários no encontro e reforçou o compromisso de continuar defendendo os interesses da categoria, principalmente porque se aproxima mais uma Campanha Nacional.

O diretor do Sindicato, Arimatéa Passos, se mostrou satisfeito com a presença das várias caravanas de bancários do interior do Piauí, que viajaram de longe para prestigiar o encontro em Teresina. Sobre o atual momento, ele foi taxativo: “É a categoria que dá o tom da campanha dos bancários, através da participação e cobrança dos seus direitos”, diz, acrescentando que diante das ações passadas acredita que a tendência é errar menos.

Marcos Vandaí disse ser importante para o Sindicato ouvir as críticas e sugestões dos bancários, defendendo também as articulações da categoria para lutar por mais avanços. Particularizou ainda o cenário de discussão sobre os pontos da Campanha Nacional 2013 e de como serão as mobilizações. “Greve não é nosso objetivo, mas precisamos estar preparados para tudo”, argumenta ele.

Para finalizar, Arimatéa convocou todos os bancários a participarem da eleição para escolha da nova direção do Sindicato, que acontecerá nos dias 20 e 21 de junho.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Piauí

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster