Nesta sexta-feira (22), o Sindicato dos Bancários da Paraíba realizou o Encontro e Posse dos Delegados Sindicais do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil (BNB), na sede da entidade.

A programação, das 8h30 às 15h30, teve: café da manhã, credenciamento, formação da mesa, análise de conjuntura seguida de debate, atividade em grupo com apresentações e a visita de Jacy Afonso, presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal (PT-DF).

O secretário de comunicação do Sindicato, Paulo Henrique, fez a abertura do evento saudando os presentes e formando a mesa com: Lindonjhonson Almeida, presidente do Sindicato; Silvana Ramalho, secretária geral do Sindicato; Sebastião “Tião” José, presidente da CUT Paraíba; Marcos Henriques, diretor do Sindicato e Vereador (PT-JP); Magali Pontes, secretária de formação do Sindicato e secretária de finanças da CUT Paraíba; e o Professor Doutor Roberto Véras, da UFPB.

Lindonjhonson Almeida falou aos delegados de base sobre a estrutura sindical bancária cutista, a composição do Comando Nacional dos Bancários, as dificuldades nas mesas de negociação e a importância da atuação dos delegados sindicais na mobilização da base durante as negociações com a representação dos banqueiros. “As negociações são complexas, começam com uma enxurrada de nãos, são muito difíceis e entram pela madrugada com o desgaste psicológico dos representantes da categoria. E é aí que entra a importância da mobilização nos locais de trabalho, feita por delegadas e delegados sindicais, que aumenta o nosso poder de barganha ante a representação patronal”, arrematou.

Silvana Ramalho deu as boas-vindas aos delegados de base e anunciou as atividades da programação do evento. “Sejam bem-vindos os que renovaram o mandato e os que estão chegando agora e participem das atividades deste encontro, preparadas com muito cuidado para ajudar a cada um de vocês a ter o melhor desempenho possível durante o mandato. Os desafios são muitos e a luta é constante, pois as conquistas não são permanentes’, alertou.

O presidente da CUT Paraíba parabenizou os delegados de base e exaltou a importância e o apoio que recebe do Sindicato dos Bancários. “Me sinto muito honrado em participar deste encontro e posse dos delegados e delegadas sindicais, que têm muito a contribuir com a luta da classe trabalhadora a partir da mobilização dos colegas nos seus respectivos locais de trabalho. Isso fortalece o sindicato e o torna ainda mais forte. Sem desmerecer os demais sindicatos de trabalhadores filiados à CUT Paraíba, o Sindicato dos Bancários da Paraíba é o que chega primeiro com sua capacidade de luta e apoio às nossas causas”, ressaltou Tião.

O vereador Marcos Henriques falou da importância de delegados e dirigentes sindicais se prepararem para participar da vida política do país também. “O fortalecimento do movimento sindical começa nos locais de trabalho e cresce com a atuação nas lutas não só da categoria profissional, mas de toda a classe trabalhadora e da sociedade. Entretanto, muitas das nossas reivindicações vão além das negociações com os empregadores e precisamos ter representantes nas instâncias de decisões políticas. É por isso que coloco o meu mandato a serviço de bancárias, bancários, demais trabalhadores e a população mais carente. E tudo começa com o trabalho desenvolvido na base. Parabéns às delegadas e delegados!”, destacou.

A diretora de Formação, Magali Pontes, agradeceu às delegadas e aos delegados que compareceram ao evento e falou sobre os desafios. “Infelizmente, nem todos os convocados compareceram ao encontro, o primeiro de uma série com palestra e atividades formatadas para respaldar os delegados para o desempenho da espinhosa missão de mobilizar a base e atuar em conjunto com a diretoria do sindicato. Nossa intenção é nos reunirmos mensalmente para fortalecer a luta que é contínua e estarmos preparados para defender a categoria das investidas patronais com a retirada de direitos e a precarização das condições de trabalho”, propôs.

Robson Luís, titular da secretaria de assuntos jurídicos, suscitou a necessidade de aprofundar os debates e qualificar os delegados para agirem firmes na manutenção, ampliação dos direitos e do poder aquisitivo da categoria, seja nas negociações coletivas, seja na conscientização política para elegermos candidatos progressistas. E que todos e todas saiam daqui melhores do que chegaram”, desejou.

Análise de Conjuntura

A mesa da análise de conjuntura foi coordenada por Silvana Ramalho e Robson Luís (secretário de assuntos jurídicos) e a palestra foi apresentada pelo Professor Doutor Roberto Véras, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que discorreu de forma didática sobre a atuação no campo democrático popular em  contraponto ao campo democrático conservador, esmiunçando a alternância do poder e as consequências para a sociedade desde a década de 1970 até 2022, quando Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito para o terceiro mandato presidencial, sem conseguir eleger uma base parlamentar sintonizada com o seu governo.

Após o debate com a plenária, o professor enfatizou a importância do apoio dos sindicatos para a reconstrução do país pelo governo democrático e popular. “Muita coisa depende do futuro do sindicalismo. Os sindicatos são organizações de luta por direitos e precisam se articular, se mobilizar, se reunir e se modernizar para acompanhar as transformações da sociedade. A juventude tem um papel fundamental nesse processo, assim como os delegados e as delegadas sindicais para fortalecer essa luta com a força que vem da base”, concluiu Roberto Véras.

Atividade em Grupos

Após o almoço, delegadas e delegados sindicais deram um show de participação na atividade desenvolvida nos quatro grupos formados para responder duas questões: Qual a importância do Movimento Sindical para a classe trabalhadora? e você sabe qual é o papel do Delegado Sindical e como ele deve atuar?

Não só responderam com maestria, como falaram das experiências vivenciadas nos ambientes de trabalho, fizeram críticas construtivas à atuação da diretoria do Sindicato e apresentaram sugestões de melhoria no relacionamento dos delegados de base com o sindicato.

Surpresa

Quando os participantes estavam concluindo as apresentações dos trabalhos em grupo, o companheiro Jacy Afonso chegou ao Sindicato e aproveitou para também saudar os participantes do evento. “Nós temos uma excelente relação de companheirismo e amizade com a diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba e fico muito feliz em pegar ainda um pouco deste encontro do sindicato com o que temos de mais valioso no nosso movimento, que é a interação da diretoria com a representação de base, pois é nos locais de trabalho onde começa a força da nossa mobilização. Parabéns a todas e todos!”, enfatizou.

O encontro foi encerrado com a foto oficial de Delegadas e Delegados Sindicais empossados.

Veja as fotos do evento na galeria do nosso site:
Galeria de Fotos – Bancários PB (bancariospb.com.br)