DSC 3005 bbbbbbbbbbbbb

DSC 3005 bbbbbbbbbbbbb

Realizado na sede do Sindicato dos Bancários da Paraíba (SEEB-PB), em João Pessoa no último sábado (04), o Encontro Estadual de Bancos Públicos da Paraíba reuniu funcionários do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal que discutiram questões trabalhistas que permeiam a categoria, construindo as pautas de reivindicações de cada Banco que serão levadas aos congressos nacionais de cada Banco. O evento aconteceu em parceria com o Sindicato dos Bancários de Campina Grande.

O Encontro começou com discussão sobre a Campanha Salarial 2013 e apresentação da conjuntura econômica atual por Renato Silva, supervisor técnico do Dieese na Paraíba. Em seguida os participantes se dividem em grupos para discutir as questões específicas de cada Banco. Rafael Zanon, do Sindicato dos Bancários de Brasília e da Comissão de Empresa do BB, acompanhou as discussões do Banco de Brasil. Fernando Antônio, membro da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, se reuniu com os funcionários do BNB, e Clotário Cardoso, presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte, participou do grupo da Caixa.

DSC 3009DSC 3070DSC 3078DSC 3074

 Para Rafael Zanon, “o Encontro Estadual é importante para mobilizar a categoria de cada Estado para a Campanha Nacional a partir da discussão das pautas específicas de cada local, no caminho da construção das pautas gerais, nacionais, afinal, mesmo que cada cidade e Estado tenham suas especificidades, a categoria é uma só”. Segundo Zanon, os principais pontos discutidos na reunião do Banco do Brasil foram: valorização do trabalho; Plano de Carreira; respeito a jornada de seis horas; fim das metas abusivas e assédio moral; critérios claros de ascensão profissional; diálogo entre os Bancos e as Entidades, já que as negociações não estão ocorrendo; e os problemas do Plano de Funções.

Fernando Antonio, que acompanhou o grupo do BNB, disse que PCR, terceirização, Assédio moral, metas abusivas e o programa de incentivo foram os pontos centrais da reunião. “Às vezes a realidade de um lugar não é a mesma que outra e por isso fazer esses encontros em cada Estado é tão necessário para que a pauta nacional contemple essas especificidades”, comentou Fernando.

Sobre a reunião do grupo da Caixa Econômica, Cardoso afirmou: “a isonomia do ATS, Adicional por Tempo de Serviço, está na pauta porque queremos que a Caixa reveja essa discussão. As condições de trabalho também estão em questão, pois pelo número de agências criadas precisamos de um número bem maior de contratações”.

Após as reuniões, foi realizada a eleição de delegados para os encontros nacionais de cada Banco e em seguida servido um almoço de confraternização.

Segundo Marcos Henriques, presidente do SEEB-PB, “Discutimos aqui condições de trabalho, Plano de Cargos e Salários e até paralisações contando com a participação de lideranças nacionais como Zanon, Cardoso e Fernando, o que é de suma importância para a categoria. O trabalhador precisa entender que esse espaço é democrático e onde são traçados assuntos relacionados a melhores condições de trabalho, motivo pelo qual deve ter cada dia mais representatividade”.

Congressos Nacionais

O 24º Congresso Nacional dos Funcionários do BB acontece nos dias 17, 18 e 19 de maio, no Hotel Holliday Inn, em São Paulo, assim como o 29º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), que acontece na mesma data e local. O congresso nacional dos funcionários do BNB acontecerá em Terezina-PI nos dias 23 e 24 de maio de 2013.

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster