Crédito: Afubesp
"As alterações que o Santander quer fazer no estatuto podem prejudicar os bancários associados. Todos os planos vão ficar vulneráveis e o banco vai ter o poder de decidir sozinho questões importantes do Banesprev. Por isso o Sindicato defende a rejeição das mudanças. Se elas forem aprovadas será uma dos piores ataques ao nosso fundo de pensão e podemos ter prejuízos enormes", afirma João.
O encontro foi promovido pelo Sindicato com o apoio da Afubesp. Participaram bancários dos planos I, II, III, IV e V.
"Com a reforma, o banco poderá alterar várias cláusulas do estatuto à revelia dos bancários. No caso do Plano II, por exemplo, o Santander poderá mudar a taxa de contribuição, a forma de custeio, a contagem de tempo para cálculo do beneficio de aposentadoria e mais uma série de mudanças que podem prejudicar os participantes", conclui João.
Além de São Paulo, participaram delegações de Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Taubaté, Caçapava, São Carlos, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Uberlândia, Sorocaba, Ribeirão Preto, Boituva, Diadema, Belo Horizonte, Petrópolis, Caraguatatuba, São Caetano, Jundiaí e Piracicaba.
Fonte: Seeb São Paulo e Afubesp