Getting your Trinity Audio player ready...
|

"Eles (assaltantes) preferem operar de madrugada em cidades pequenas porque o efetivo policial é menor, os bancos não têm vigilantes e a fuga é mais tranquila, pois a maioria das pessoas está dormindo", disse o delegado de Teodoro Sampaio (93 km de Salvador), Luiz Filgueiras.
Na madrugada da última quinta-feira (4), cinco homens encapuzados e com coletes à prova de balas invadiram a agência do Banco do Brasil da cidade e explodiram quatro caixas eletrônicos. A ação foi ousada -antes da operação, os assaltantes retiraram de uma casa próxima ao banco uma aposentada de 80 anos e seu filho e os obrigaram a ficar sentados na praça, com os rostos cobertos por um lençol, até que todo o dinheiro dos caixas fosse colocado em sacolas. Teodoro Sampaio tem cerca de 8.500 habitantes e apenas dois policiais militares trabalhando por turno, segundo informações da prefeitura.
Por causa do crescimento de assaltos a bancos em Pernambuco, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) encaminhou à Febraban um ofício pedindo mais vigilantes nas agências no dia 22 de setembro. Três semanas depois, sem que nenhuma medida fosse adotada, oito homens armados invadiram a agência do BB de Moreno (Grande Recife) e explodiram quatro dos seis caixas eletrônicos do estabelecimento. Na Bahia, desde o final de agosto, foram registrados ao menos seis grandes assaltos a agências do interior.
No dia 30 de agosto, o BB e o Bradesco de Condeúba (660 km de Salvador) foram invadidos por dez homens armados de fuzis e metralhadoras. Na madrugada do dia 19 de setembro, a agência do BB de Boa Vista do Tupim (318 km da capital) foi explodida com três dinamites.
No final de outubro, homens armados utilizaram maçaricos para arrombar o BB de Conceição do Jacuípe (94 km de Salvador). Na primeira semana deste mês, além da agência de Teodoro Sampaio, o BB de Candeal (160 km da capital) também foi assaltado.
Para combater os assaltos, as polícias da Bahia e de Pernambuco intensificaram as rondas no interior e estimularam as denúncias anônimas. "Estamos pedindo para os moradores denunciarem pessoas e carros suspeitos, principalmente veículos com placas de outras cidades que não são vistos com frequência nas pequenas e médias cidades", afirmou a delegada de Conceição do Jacuípe, Lia Mara Paim, após o assalto à agência da cidade.
Na Bahia e Pernambuco, de acordo com o Sindicato dos Bancários, existem cerca de 1.540 agências – cerca de 900 estão localizadas no interior.
Além das denúncias anônimas, um grupo especial tem monitorado a polícia baiana com informações sobre supostos assaltantes de bancos. Com base nessas informações, 11 suspeitos foram mortos em confrontos com a polícia nos últimos meses.
Fonte: UOL Notícias