Depois de mais de um mês tentando conquistar folga para os bancários no Dia de São João, 24 de junho, na última sexta-feira, dia 19, o Sindicato dos Bancários de Sergipe recebeu a resposta da Febraban – Federação Brasileira dos Bancos – negando o feriado bancário.

Apesar de todos os representantes dos bancos que participaram da reunião na sede do Sindicato, realizada no dia 6 de maio, terem assinado um documento concordando com o fechamento dos bancos na próxima quarta-feira, dia 24, segundo a resposta da Febraban, ao serem consultados, eles disseram que os bancos deveriam funcionar normalmente.

Portanto, no Dia de São João não será feriado bancário. Estado e Município decretam ponto facultativo, o comércio também não funciona, e os bancos estarão abertos para uma cidade deserta e sem segurança, colocando em risco a vida dos bancários e dos poucos clientes que aparecerem.

"Fizemos a nossa parte. Nós não temos o poder de decretar feriado bancário. Quem tem é a Febraban, em acordo dos bancos, que concordaram, mas voltaram atrás. Só temos a lamentar porque os bancários estarão trabalhando em situação de risco pela falta de segurança", opina José Souza, presidente do Sindicato.

A Câmara de Vereadores, que autoriza a liberação de verba para realizar a festa de são João, e a Assembléia Legislativa, têm poderes para criar feriado, podendo ser decretado pelo prefeito e o governador, respectivamente.

Em Caruaru (PE), Campina Grande (PB), Salvador (BA) e em outras localidades que têm festa de São João também é feriado. Em Sergipe, pelo menos 20 municípios decretaram feriado no dia 24 de junho.

"Já que se propaga que ‘Sergipe é o País do Forró’, e tanto dinheiro é gasto para realização da festa, por que não se criar um feriado nesta data? Mais um ano de decepção para a categoria bancária que não vai poder aproveitar a maior festa tradicional do Estado", acrescenta Souza.

Fonte: Seeb-SE