Crédito: Caco Argemi
Caco Argemi Cada empregado concursado, que assume sua função na Caixa, está substituindo três terceirizados. Com isso, estes trabalhadores são obrigados a fazer horas extras de forma sistemática. Sindicatos filiados à Federação dos Bancários do RS (Feeb/RS) têm recebido inúmeros relatos, inclusive de prorrogação da jornada por mais de duas horas, máximo permitido por lei. Esse volume excessivo de trabalho acarreta uma série de doenças físicas e psicológicas aos empregados.

Em função destes problemas, a Feeb/RS, a APCEF/RS e sindicatos com sede na área das SRs propuseram uma agenda de reuniões com os superintendentes da Caixa. O objetivo é debater o problema e apontar alternativas para resolvê-lo.

Já ocorreram reuniões com as SRs de Porto Alegre, Centro Gaúcho, em Santa Maria) e nesta segunda-feira (6), na Superintendência Regional Vale dos Sinos, com sede na cidade de Novo Hamburgo.

A Vale dos Sinos tem unidades nas bases territoriais dos Sindicatos dos Bancários de Novo Hamburgo, Vale do Caí, São Leopoldo, Vale do Paranhana e Porto Alegre.

Além do superintendente de Negócios, Paulo Nergi Boeira de Oliveira, participaram da reunião, os diretores Amaro Souza e Denise Corrêa (Feeb-RS); Joey de Farias, Paulo Valmir Souza e Andrades Diehl Filho (Sindicato dos Bancários de Novo Hamburgo), Cláudio Tenório (Sindicato dos Bancários e Financiários do Vale do Caí); Marcos Todt (Apcef/RS); Tiago Pedroso (SindBancários) e Maristela da Rocha (FENAE).

Os representantes sindicais salientaram ao superintendente as preocupações que levaram à busca de diálogo com as sete SRs no RS e apresentaram as mesmas propostas feitas nas duas últimas reuniões:

A criação de uma Comissão Paritária para acompanhar o processo de unificação da bateria dos caixas; fiscalizar os eventuais problemas decorrentes da unificação e verificar se os caixas estão cumprindo as paradas de 10 minutos a cada hora de trabalho, direito garantido no acordo coletivo de trabalho que visa prevenir a LER/DORT.

A ideia foi aceita pelo superintendente Paulo Nergi, que sugeriu a adoção de um projeto-piloto em uma agência da Regional. A Federação dos Bancários do RS irá formalizar a solicitação de criação da Comissão Paritária em nome das demais entidades.

Para diminuir a necessidade das horas extras, as entidades solicitaram às superintendências que orientem as unidades a terem pelo menos um caixa em horário alternado, com entrada retardada.

Os representantes das entidades também solicitaram dados que comprovem o número de caixas antes e depois do processo de unificação, a fim de calcular se houve perda de caixas.

PRÓXIMAS REUNIÕES NAS SRs

1- Superintendência Regional de Porto Alegre – 8 de Julho às 10h
Continuação do debate sobre o assunto.

2 – Superintendência Regional Serra Gaúcha – 14 de Julho às 14h
Superintendente de Negócios – Plínio Graef.
Av. Júlio de Castilhos, 1358, 3º andar, centro – Caxias do Sul/RS, CEP 5010-000, Tel. 54 21087600.
Haverá reunião preparatória na Sede do SEEB Caxias do Sul (Rua Borges de Medeiros, 676), às 12h30min.

3 – Superintendência Regional Norte Gaúcho – 21 de Julho às 14h
Superintendente de Negócios – Ruben Valter Grams
Rua General Canabarro, 1103, Centro, Passo Fundo/RS, CEP 99010-190, Tel. 54 21047800
Reunião preparatória na Sede do SEEB Passo Fundo (Rua Gal. Osório, 1411), às 12h30min.

4 – Superintendência Regional Leste Gaúcho – 23 de Julho às 9h
Superintendente de Negócios – Roney de Oliveira Granemann
Av. Carlos Gomes, 328, Porto Alegre/RS, CEP 90480-000.Tel. 51. 21171400
Reunião preparatória na Sede do FEEB-RS em Porto Alegre às 12h30min.

A data da reunião com a Superintendência Regional Extremo Sul, em Pelotas, ainda será confirmada.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Feeb-RS

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster