Fenae e Contraf-CUT lançam Caderno dos Estados e Agenda Político-Institucional no dia 29 de maio

27052025_Fenae e Contraf-CUT lançam Caderno dos Estados e Agenda Político-Institucional no dia 29 de maio_ Site
Getting your Trinity Audio player ready...

Neste dia haverá também uma sessão solene, na Câmara dos Deputados, em homenagem aos 54 anos da Fenae

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) comemora 54 anos em 2025. A entidade tem uma história de luta e conquistas em favor dos empregados e aposentados do banco público. Para marcar a data, no próximo dia 29 de maio (dia do aniversário), haverá na Câmara dos Deputados o lançamento do Caderno dos Estados e da Agenda Político-Institucional – publicações em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) – e uma Sessão Solene em homenagem à Fenae.

“É com grande satisfação que celebramos mais um ano de existência da nossa Federação, cuja atuação tem sido decisiva para defender a Caixa 100% pública, os direitos e melhores condições de trabalho para as empregadas e empregados do banco público, por um plano de saúde acessível e com qualidade para todos, dentre outras conquistas”, ressalta Sergio Takemoto, presidente da Fenae.

Para o dirigente, a celebração do aniversário da entidade na Câmara dos Deputados é simbólica. Isto porque a Federação sempre foi atuante na defesa da democracia e o respeito às representações políticas do país.

No Congresso Nacional, a Fenae tem estado presente no debate e encaminhamento de propostas relativas a temas que impactam a categoria bancária, a Caixa pública e os direitos dos trabalhadores e aposentados do banco, como fundos de pensão e planos de saúde de autogestão.

Destaca-se o PL 1739/2024, que permite a dedução integral no Imposto de Renda das contribuições extraordinárias para equacionar os déficits da Funcef; o PLP 439/2017,  que trata de equacionamento de déficits, estabelecendo limites para descontos em salários e benefícios em caso de déficits; PLP 265/2016,  que  prevê a alteração da Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001, para estabelecer que é de responsabilidade exclusiva da patrocinadora do fundo de previdência a recomposição ou constituição de reserva matemática destinada a viabilizar o cumprimento de determinação judicial de revisão de benefício previdenciário.

Publicações

O Caderno dos Estados e a Agenda Político Institucional são publicações da Fenae e da Contraf-CUT. O primeiro, produzido com apoio do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), tem por objetivo informar e conscientizar a sociedade, o parlamento e os poderes municipais e estaduais, sobre a importância da Caixa Econômica Federal para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Já a Agenda Político-Institucional reúne as proposições legislativas em tramitação no Congresso Nacional consideradas estratégicas para a defesa da Caixa 100% pública, a manutenção das conquistas e a ampliação dos direitos da categoria bancária.

Serviço:
Lançamento do Caderno dos Estados e Agenda Político Institucional Fenae e Contra-CUT 2025
Data: 29 de maio
Horário:10h
Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados

Sessão Solene em Homenagem aos 54 anos da Fenae
Data:29 de maio
Horário:14h
Local: Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados

Fonte: Fenae

Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual
Sindicalize-se
Mapa da Violência
Nossos Convênios