Fundada em 1990 e ratificada por um congresso interestadual da categoria, em março de 1991, em Cuiabá-MT, a Fetec/CUT-CN representa todos os trabalhadores do ramo financeiro dos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Roraima, Distrito Federal, Pará, Amapá e das cidades de Rondonópolis (MT) e Região Sul e de Dourados (MS) e Região.
A Fetec/CUT-CN tem buscado trabalhar também em parceria com os sindicatos dos estados de Goiás, Tocantins, Amazonas e outros do Mato Grosso do Sul e espera que em breve estas entidades também se filiem à Federação.
No dia 28 de novembro de 1992, a Fetec-CN filiou-se à Confederação Nacional dos Bancários (CNB), antecessora da atual Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Os bancários de Brasília aprovaram a filiação do Sindicato à Federação em assembléia realizada em 24 de março de 1993 e participaram já do 2° Congresso da entidade, em agosto do mesmo ano.
A Fetec/CUT-CN nasceu dizendo NÃO à exploração dos Bancários. E com a legitimidade conferida pela combatividade de seus idealizadores, veio para respaldar a ação dos sindicatos, dando-lhes a atenção e orientação devidas na luta pela organização e interesses econômicos, políticos e sociais da categoria, enfatiza José Avelino.
Mas não apenas isso. A Fetec/CUT-CN, diferentemente das federações tradicionais, teve sua direção eleita em um congresso com ampla participação da base, que aprovou a filiação da entidade ao Dieese e à CUT.
Dessa forma, já nasceu compromissada com a implantação de um nova estrutura sindical no pais. Uma estrutura que favoreça o surgimento e a consolidação de entidades sindicais democrática, combativas, autônomas, pluralistas e de massa, voltadas para a construção da unidade da classe trabalhadora, na construção de uma sociedade justa e igualitária.
"Os bancários de Brasília podem contar com todos os diretores da Fetec-CUT Centro Norte, junto com o Sindicato de Brasília em defesa dos trabalhadores do ramo financeiro, de outras categorias e da sociedade", afirma o diretor da Fetec-CN, José Avelino.
Fonte: Seeb Brasília e Fetec CN