Getting your Trinity Audio player ready...
|

Fundada em 19 de janeiro de 1992, entidade atinge maioridade
Mesmo o Brasil saindo recentemente de uma ditadura militar e sentindo os ventos dos primeiros anos de uma democracia ainda recente, o ano de 1992 foi agitado na política brasileira e começamos a sentir os efeitos da política neoliberal que começava a ser introduzida no país, a qual denunciamos e resistimos por um longo período. Foi também neste ano de 1992 que assinamos pela primeira vez uma convenção coletiva nacional para a categoria profissional bancária.
Desde então, a Fetec-CUT/PR, além do seu papel aglutinador de suas entidades filiadas, tem tido uma participação decisiva em vários segmentos do movimento sindical e social. Estivemos presentes na luta contra a privatização do Banestado, na luta contra a venda da COPEL, atuamos direta e ativamente na campanha para eleição de governos democráticos e populares alinhados com os interesses dos trabalhadores, entre tantas lutas que encampamos. Marco histórico desta luta é a chegada de um operário à presidência da República do Brasil, com a eleição do Presidente em Lula em 2002.
Sempre fomos às ruas quando os interesses dos trabalhadores e da sociedade estavam em jogo. E certamente, iremos novamente como prenunciam diversas centrais sindicais brasileiras, entre elas a nossa Central Única dos Trabalhadores, a CUT. Desta vez, priorizaremos a defesa das propostas definidas durante a Assembleia da Classe Trabalhadora realizada em 2010.
Hoje, quando a Fetec-CUT/PR atinge a sua maioridade, ao fazermos um balanço destes 21 anos, percebemos que apesar de todas as lutas e desafios já enfrentados, o saldo é positivo para as trabalhadoras e os trabalhadores. São inúmeras as conquistas!
Cabe ainda ressaltar o papel importante e decisivo das nossas entidades filiadas no Estado, que por suas atuações diárias nas bases sindicais cutistas, e com unidade de atuação, fortalecem a nossa Federação, sem a qual não chegaríamos aonde chegamos e não estaríamos na posição que ocupamos hoje, representando mais de 80% dos trabalhadores bancários no Estado do Paraná.
É certo que os desafios são e serão constantes, mas em unidade com a Contraf-CUT e a própria CUT, entidades que nos orgulhamos de fazer parte, estaremos sempre preparados e em posição de vanguarda nas lutas para mantermos e ampliarmos as conquistas para a classe trabalhadora deste país, bem como sempre estaremos dispostos a lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.
Vida longa à Fetec-CUT/PR. Parabéns à classe trabalhadora!
Fonte: Contraf-CUT com Fetec-CUT/PR