Fetec-CUT/SP faz balanço positivo ao completar 23 anos de lutas e conquistas

Getting your Trinity Audio player ready...
A classe trabalhadora brasileira vive hoje um momento singular. De um lado, a diminuição do desemprego com a criação de novos postos de trabalho com carteira assinada e o maior acesso da população a bens e serviços decorrentes de mudanças iniciadas em 2003. De outro lado, a intensificação da crise financeira internacional, ao mesmo tempo em que no Brasil se intensificam as ações de setores reacionários descontentes com o atual processo de inclusão social.

É nesse contexto que a FETEC-CUT/SP chega aos 23 anos de sua fundação, tendo a preocupação de mostrar para a sociedade de onde vem gradativa evolução social e de fortalecer os mecanismos capazes de fazer o país seguir trilhando a trajetória contra a exclusão.

Foi com esse foco, que a FETEC-CUT/SP, fundada em 9 de dezembro de 1989 com o objetivo de organizar os bancários do Estado de São Paulo e de lutar por liberdade e autonomia sindical, realizou no último mês de novembro o seu 9º Congresso, aprofundando temas com vistas a expandir o olhar sindical para o que vem daqui para frente.

Ao mesmo tempo em que avaliou positivamente a atuação da entidade na organização dos trabalhadores, o 9º Congresso proporcionou debates sobre o Brasil Hoje e o Banco do Futuro e suas consequências sobre a questão do emprego e condições de trabalho, sob a ótica das pessoas como cidadãs.

"A conjuntura hoje é totalmente diferente do cenário de 1989, quando a federação foi criada. Naquele ano, entrava em vigor uma nova Constituição Federal e ocorriam as primeiras eleições presidenciais diretas em 29 anos, ensejando mudanças radicais nos rumos políticos do país. Mas a preocupação da entidade nestes 23 anos continua a mesma, a de construir uma sociedade justa com mais oportunidades para todos", afirma Luiz César de Freitas, o Alemão, presidente da FETEC-CUT/SP.

Conforme o secretário-geral da FETEC-CUT/SP, Roberto Rodrigues, nestes 23 anos, a entidade tem sido instrumento para a construção de nova realidade para a classe trabalhadora. "Ao investirmos no fortalecimento da Central Única dos Trabalhadores, colaboramos com a redemocratização do país e com a eleição de governos populares, ao mesmo tempo em que colaboramos para o avanço de inúmeras questões da categoria, a exemplo da Convenção Coletiva de Trabalho, a qual está completando 20 anos, e a realização de seguidas campanhas vitoriosas, obtendo valorização da remuneração e forçando os bancos a negociarem melhorias nas condições de emprego e de trabalho".

A secretária de Administração e Finanças da FETEC-CUT/SP, Aline Molina, cita a importante contribuição da entidade para a unificação dos bancários de bancos privados e públicos e o empenho da última gestão para a ampliação da sindicalização e fortalecimento dos sindicatos filiados, além das parcerias em importantes projetos, como o de comunicação, com a Rede Brasil Atual, e de formação, com a Faculdade dos Bancários, atualmente em implantação. "Trata-se de uma atuação que vai além das questões da categoria, com vistas à construção de um projeto de Nação", afirma a dirigente.

"É de posse desse balanço positivo que comemoramos os 23 anos da FETEC-CUT/SP, com o olhar voltado para o futuro, quando esperamos ver um mundo melhor para todos os cidadãos", conclui Alemão.

Fonte: Contraf-CUT com Lucimar Cruz Beraldo – Fetec-SP

Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual
Sindicalize-se
Mapa da Violência
Nossos Convênios
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.