Em Pernambuco, onde a Folia de Momo é promovida pelo povo, já é Carnaval. A festa é palco para muito bom humor e irreverência. Foliões expressam toda a sua criatividade em fantasias produzidas, blocos curiosos e hinos para lá de divertidos.
As ruas também viram cenário para agremiações dos movimentos sociais, que embalam suas reivindicações em ritmo de frevo. Cada cidade tem sua forma de brincar, mas em todas elas a animação é garantida.
Na quinta-feira (11), o prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) abriu oficialmente um dos carnavais mais famosos do País, na cidade de Olinda. A festa aconteceu no Pólo do Fortim do Queijo e para animar a estréia foram convidados Alceu Valença, Academia da Berlinda e Mundo Livre S/A. Até a próxima terça-feira (16), mais de 20 atrações vão animar o palco montado neste pólo.
Acompanhados de orquestras de frevo e de um boneco gigante de gari eles fizeram a festa e a limpeza. A água usada é misturada com essência de eucalipto que, segundo o costume, espanta os maus espíritos e atrai a paz e a tranqüilidade na folia.
Partidos em folia
Um dos pontos mais animados de Olinda será o Pólo Democrático no Sitio de Seu Reis Histórico, uma tradição iniciada em 1985. Lá, o folião poderá encontrar barracas do PCdoB, PT, PSB e PDT, além de vários blocos como o Sai na Marra – que reúne comunistas e amigos – que sairá domingo (14), às 17h. Já o PTezão que sairá na segunda (15), às 17h, além de outros. No palco de shows vão estar: Orquestra Contemporânea de Olinda e Banda Eddie.
Festa da juventude e dos trabalhadores
Próximo à sede da Prefeitura de Olinda, como já acontece há conco anos, será instalada a Casa do Estudante Carnavalesco, organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) e pelo Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE/PE.
Na quinta, o Sindicato dos Professores (Sinpro) se reuniram, para se divertir no bloco Educutodos, ao som de muito frevo, maracatu e samba de boa qualidade. O bloco não desfila só no Recife. No dia 13, ele invade as ruas de Bezerros, e, no dia 14, as de Nazaré.
O bloco Nem Com uma Flor, das feministas, também saiu nesta quinta (11), no bairro do Recife. A intenção da agremiação é pregar o fim da violência contra as mulheres. O grupo Curumim aproveitou para orientar as foliãs sobre os métodos contraceptivos e direito à contracepção de emergência que todas têm. Os homens do instituto Papai também participaram da festa, se integrando com o Bloco do Laço Branco.
Nesta sexta-feira (12), quem deve entrar na brincadeira do irreverente carnaval pernambucano é o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), que está completando 20 anos de lutas e histórias, no dia 26 de março. Este ano, a folia será animada por Patusco, Orquestra Edmo e Chocolate Sensual.
À noite, na avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, haverá a concentração de blocos de sindicatos pernambucanos, como os das categorias dos bancários, urbanitários, servidores federais, etc.
Sairá ainda nessa sexta-feira, o bloco Cem Tolinhos dos servidores públicos e profissionais liberais da área médica e da área de engenharia. A concentração será na Praça Maciel Pinheiro, às 15h30. Um dos anfitriões do bloco é o médico Paulo Dantas.
O Galo da Madrugada e o Homem da Meia Noite
No sábado (13), a maior agremiação carnavalesca do mundo, o Galo da Madrugada, promete arrastar mais de um milhão de pessoas às ruas para cair na folia. A apresentação do galo contará com vários personagens importantes do Estado e do país. A pré-candidata à sucessão presidencial Dilma Rousseff (PT), por exemplo, garantiu sua presença no palanque ao lado do Governador Eduardo Campos.
Ainda no sábado à meia noite desfila pelas ruas de Olinda o mais famoso boneco gigante da cidade –O Homem da Meia Noite – que arrasta milhares de foliões até às 4 da manhã. Em seu trajeto uma parada obrigatória em frente à casa da artista plástica e comunista Tereza Costa Rego que costuma anunciar antecipadamente que seu "namorado vem aí…".
Fonte: Vermelho