Nesta quinta-feira (12), por ocasião do 156° aniversário da Caixa Econômica Federal, os bancários retardaram, em uma hora, a abertura do expediente ao público na agência Epitácio Pessoa e protestaram em defesa da manutenção da instituição financeira 100% Pública. A mobilização é nacional e tem como objetivo alertar a sociedade sobre os malefícios do desmonte do banco.
O evento, coordenado pela diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba, foi animado por uma orquestra de Frevo, com direito a um bolo festivo, parabéns pra você e muito protesto, de sindicalistas e da presidente da associação dos aposentados da Caixa, Teresinha Leandro.
Em todo o país, a Caixa deve lançar Planos de Apoio à Aposentadoria (PAA) e de Demissão Voluntária (PDV), e promover o desligamento de pelo menos 10 mil empregados. Contra isso, um abaixo-assinado para garantir um atendimento decente para todos os clientes, a contratação de mais empregados e a manutenção da Caixa 100% pública, recolheu as assinaturas de apoio à luta.
Os representantes dos empregados ressaltaram a importância da instituição financeira no desenvolvimento do país, como agente fomentador de políticas públicas, que deveria dar mais atenção e melhores condições de trabalho aos bancários.
Marcelo Alves, secretário-geral do Sindicato, parabenizou a aniversariante do dia e, ao mesmo tempo, criticou a direção da instituição financeira pública que implementa um programa radical de reestruturação, reduzindo o quadro funcional e não contratando os concursados.
“É lamentável que, atendendo às exigências de um governo ilegítimo, a direção da Caixa esteja enxugando o quadro funcional, através de incentivos à aposentadoria e à demissão voluntária, além da não contratação dos aprovados em seus concursos, sobrecarregando os funcionários e prejudicando o atendimento à clientes e usuários de serviços bancários. É por isso que defendemos a permanência de uma Caixa 100% pública, que dê condições de trabalho e atenda bem à sociedade. Afinal a Caixa é do povo brasileiro”, concluiu.