fsm_2010_1012095650.jpg
Crédito: Seeb Porto Alegre

fsm_2010_1012095650.jpg O aniversário de 77 anos do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região foi comemorado na segunda-feira, dia 18, com a presença de dirigentes da entidade, prefeitos, coordenação do Fórum Social Mundial (FSM) 2010, convidados e funcionários.

Além da exibição do documentário "Os 30 anos da Greve Proibida", foi realizado uma apresentação da programação do FSM 2010 e um coquetel de confraternização.

A sessão de apresentação do documentário, que lotou a sala do CineBancários, aborda as mobilizações de 1979, quando a greve dos bancários gaúchos desafiou a ditadura militar. Em seguida, os representantes das cidades de Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga discutiram os desafios do FSM – que retorna ao Estado após cinco anos distante.

A mesa foi composta pelo presidente do SindBancários, Juberlei Baes Bacelo, pelo prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Claudia Prates, o vice-prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, e o deputado estadual Adão Villaverde, que representava a presidência da Assembleia Legislativa.

Trajetória de lutas e conquistas

Juberlei fez uma saudação de boas-vindas ao público, ressaltando que ao longo de 77 anos o Sindicato foi protagonista de lutas, conquistas e avanços. "A história do SindBancários se confunde com a trajetória dos trabalhadores do Brasil, com o interesse do conjunto da sociedade e das reivindicações das mulheres, dos estudantes, dos sem-terra e dos movimentos sociais. Para nós, é um orgulho estarmos inseridos na programação do FSM e a Casa dos Bancários ser o território social mundial. Enfim, vamos fazer a disputa por uma sociedade justa e igualitária. Um mundo melhor não é possível, mas necessário", afirmou o presidente.

Cláudia disse que era um prazer estar compartilhando uma atividade de aniversário com um parceiro de lutas. "Junto com o FSM, vamos construir um mundo melhor para homens e mulheres comprometidos com a luta dos trabalhadores", declarou.

O presidente da CUT, Celso Woyciechowski, cumprimentou o Sindicato pela data, destacando que sua trajetória estava comprometida com a luta por democracia e cidadania. "Trago meus cumprimentos e o desejo de que sigam firmes na construção de uma entidade forte, na defesa da valorização do trabalho e na superação das desigualdades sociais", frisou. Ele também fez uma apresentação da programação do FSM.

Já Villaverde observou a diversidade da história do SindBancários na defesa dos trabalhadores e na trajetória de lutas e conquistas à categoria. "Em nome da Assembleia, trago os cumprimentos pelos 77 anos desta entidade. A combinação do aniversário e FSM não poderia ser melhor. Parabéns a todos que contribuíram na construção desta entidade forte e combativa", afirmou.

Fortunatti, funcionário aposentado do Banco do Brasil e presidente da entidade (1984-86), destacou a luta histórica empreendida nestes 77 anos de fundação, sua gestão e a do companheiro Olívio Dutra, que também estava presente na solenidade.

"Tenho uma relação fraterna com o Sindicato. Sou filiado desde 1977 e acompanho suas ações. Para o Fórum, gostaria de destacar a realização do Forunzinho e do memorial do FSM. Vamos fazer seu lançamento e Porto Alegre se responsabilizará pela guarda de toda a documentação relacionada aos eventos. Bom Fórum a todos", frisou.

Vanazzi, que estava representando os prefeitos da região Metropolitana, saudou o SindBancários, ressaltando que todos tinham muito a comemorar, principalmente o retorno do FSM para Porto Alegre e cidade vizinhas. "O nosso fórum debaterá questões políticas, econômicas, educacionais e ambientais. Mais do que nunca precisamos de um mundo melhor para se viver. Precisamos fazer aqui o convencimento de que é necessário defendermos o planeta, ou morreremos de frio, de calor ou em catástrofes da natureza", salientou. Disse, ainda, que a sociedade precisa participar e trazer alternativas em defesa do mundo.

Por fim, Juberlei convidou todos a participarem do coquetel de confraternização. "Agradeço as palavras de carinho e incentivo de cada um de vocês. Juntos vamos construir um mundo melhor para se viver", concluiu.

Território Social Mundial

O presidente do Sindicato também fez um convite para as atividades do FSM. A Casa dos Bancários será Território Social Mundial do Fórum.

Além de atividades relacionadas ao evento, sediará a oficina Um Outro Sistema Financeiro é Possível, no dia 27, a partir das 14h, com a presença da economista norte-america Susan George e do professor da PUC-S e assessor da Contraf-CUT, Carlos Eduardo Carvalho.

Já o CineBancários sediará o ciclo Outros Mundos, com uma programação especial e com entrada franca.

Fonte: Imprensa/Seeb Porto Alegre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *