Reunid@s em plenária organizativa, por videoconferência, na noite desta terça-feira (9), funcionári@s do Banco do Brasil deliberaram pela paralisação parcial das atividades até o meio-dia desta quarta-feira (10), nas unidades do BB situadas na jurisdição do Sindicato dos Bancários da Paraíba.
Bancárias e bancários também vão fazer um ato público em frente ao Condomínio do BB na Praça 1817, centro da capital, em protesto contra a reestruturação, os ataques privatistas do governo federal e a intransigência da direção da instituição financeira pública, que insiste em fechar mais de 350 unidades, acabar com a função de caixa e demitir cinco mil empregados.
O presidente do Seeb-PB, Lindonjhonson Almeida, explicou os motivos que da mudança da paralisação de 24 horas por uma paralisação parcial com ato público.
“A data 10 de fevereiro foi escolhida para esta paralisação porque é justamente o dia que a direção do Banco do Brasil marcou para descomissionar os caixas executivos. Entretanto, nesta segunda-feira (8), a juíza da 6ª Vara do Trabalho da Capital deferiu o pedido liminar da ação civil pública impetrada pelo Sindicato e suspendeu a extinção da função de caixa. Os bancários e bancárias também ponderaram que as negociações entre a representação do funcionalismo e o Banco do Brasil, com intermediação do Ministério Público do Trabalho, mesmo com todas as negativas do banco ainda não esgotavam a possibilidade de uma flexibilização por parte da empresa. Então, para não prejudicar ainda mais a população, que também é vítima desse processo de desmonte do Banco do Brasil, decidimos optar por uma paralisação parcial para dar o recado ao governo federal que vamos continuar a luta de resistência ao seu entreguismo do patrimônio nacional, através da privatização de empresas lucrativas e fundamentais para o desenvolvimento do país. Vamos à luta, companheir@s!”, concluiu Lindonjhonson Almeida.