Crédito: Seeb PA-AP
Seeb PA-AP
Na festa dos 76 anos do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, realizada na terça-feira, dia 24, a categoria debateu democraticamente com a bancária e atual governadora do Pará, Ana Júlia Carepa. A mesa do evento foi composta também pelo presidente do Sindicato, Alberto Cunha, pela diretora do Sindicato e da Contraf-CUT, Rosalina Amorim, e pelo vice-presidente da Fetec-CN, Sérgio Trindade.

Cerca de 400 bancários lotaram o espaço cultural do Sindicato para ouvir a Governadora sobre as políticas implementadas e cerca de 20 pessoas fizeram perguntas e emitiram opiniões. Compareceram ao evento muitos delegados sindicais e representantes de associações de funcionários, como a AEBA, AFBEPA, ANABB, AFABB e APCEF.

Veja os assuntos que foram destaque nas falas de Ana Julia:

Investimentos em segurança pública, com ampliação do efetivo policial

"Ontem (segunda) eu participei da aula inaugural do Curso de Formação de Soldados da PM, onde mais 1.200 novos soldados serão preparados e estarão nas ruas já em maio de 2010. Depois, mais 1.000 iniciarão o curso e até o final de 2010 teremos um total de 3.700 novos PMs reforçando a segurança", disse a governadora.

Ana Júlia relatou ainda péssimas condições em que encontrou a segurança. "Na Seccional do Comércio havia um colete para cada quatro policiais", disse.

O diretor jurídico do Sindicato, Sandro Mattos, falou sobre o esforço do governo no GT de Segurança Bancária: "Discutimos com as Polícias Militar e Civil mecanismos para minimizar a incidência de crimes contra bancos e seus clientes, principalmente no interior", afirmou.

Bancos públicos e o desenvolvimento no Norte do país

"Dependemos do fortalecimento e da valorização dos bancos públicos e de seu funcionalismo". Ana Júlia afirmou ainda "No meu governo, assim com no governo Lula, trabalhamos pra que essas empresas invistam cada vez no crédito, sobretudo para pequenos e médios produtores".

Fortalecimento do Banpará e garantia do PCS ao funcionalismo

Ana Júlia garantiu que o Banco cumprirá o acordo de implementar um novo Plano de Cargos e Salários para seu funcionalismo. Afirmou ainda "Não haverá privatização do Banpará no meu governo. A portabilidade em 2011 é um enorme desafio, por isso investimos em tecnologia e fortalecemos o Banco, mas pode haver a possibilidade de encampação por um banco público, pois sabemos como é grande a concorrência dos bancos privados e grandes bancos públicos nacionais".

Ana Júlia lembrou a inauguração de 5 novas agências e disse: "O Banpará estava há 14 anos com restrições. Este ano, passamos a operar com pessoas jurídicas, mostrando o amadurecimento do banco".

Novo modelo de desenvolvimento

A governadora rebateu algumas críticas sobre o desenvolvimento do Estado, por ainda estar centrado no setor mineral e agropecuário. A governadora alertou que 90% das propriedades rurais dedicadas à pecuária dispõem de rebanhos com menos de 200 animais. "Ou seja, são constituídas de pequenos proprietários e produtores familiares".

Informou que o governo estadual está distribuindo mudas de diversas espécies frutíferas e sementes de grãos, além de potencializar arranjos produtivos locais como a mandioca e o açaí. Ela lembrou os convênios assinados com a Venezuela para exportação de alimentos e criticou os parlamentares paraenses que votaram contra a entrada da Venezuela no Mercosul.

Outra política destacada foi o Cadastro Ambiental Rural, que combate à grilagem. O governo já solicitou à Justiça o cancelamento das matrículas de diversas propriedades rurais localizadas em terras públicas e reservas indígenas.

A construção da Alpa (Aços Laminados Pará), em Marabá, foi frisada pela governadora como uma conquista histórica do povo paraense: "Este minério estava sendo enviado à China para ser transformado em aço e novamente importado para o Brasil. Com a Alpa, está prevista a criação de 15 mil empregos diretos e indiretos. Outros milhares de novos empreendimentos já estão sendo anunciados nas cidades do sul do Pará".

Avaliação

O presidente do Sindicato, Alberto Cunha, disse que o debate foi positivo e esclarecedor e que a entidade sente-se muito honrada em receber uma ex-dirigente da casa na condição de governadora do Pará.

"Acredito que esse foi um momento muito construtivo para a categoria, que pode discutir abertamente sobre propostas e tirar dúvidas sobre a gestão estadual. Esse é momento único na história do Sindicato e que enriquece ainda mais toda essa trajetória de 76 anos de luta da nossa entidade. Os bancários e bancárias estão de parabéns", comenta o presidente.

Presenças

Além dos integrantes da mesa e associações, compareceram ao evento diversos Secretários de Estado e membros do governo, além de três ex-presidentes do Sindicato, Orisvaldo Barbosa, Vera Paoloni e Walter Luz Junior.

Após o debate, foi servido coquetel aos presentes, ao som do cantor Alexandre Sousa, que brindou os bancários com o melhor repertório do Chico Buarque.

Fonte: Seeb PA/AP e Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *