Crédito: Seeb Curitiba
Neste segundo dia de greve nacional dos bancários (30), 18.455 trabalhadores participam da paralisação, que mantém 467 agências fechadas nas regiões de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama. Cerca de 78% da categoria está em greve na base da Fetec-CUT/PR.
Nas regiões de Curitiba, Paranavaí e Umuarama, mais de 80% dos trabalhadores estão parados. Em Apucarana, Guarapuava e Toledo, a adesão é de mais de 70% dos bancários.
Em Curitiba, estão parados 8.450 bancários de 12 centros administrativos e 259 agências estão fechadas, 58% do total. São 110 agências de bancos públicos e 149 de bancos privados. Cerca de 6,5 mil bancários estão parados, totalizando 14.970 trabalhadores.
"Os números comprovam que a categoria está indignada com a postura intransigente dos patrões que, além de não respeitarem nossas reivindicações, acusam o movimento sindical de forjar a greve", analisa Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.
Fonte: Fetec/CUT-PR