santanna.jpg

santanna.jpgalcymar_monteiro_2.jpgA dupla Os Nonatos vai apresentar, hoje (15) à noite, no Sindicato dos Bancários, os consagrados artistas Alcuymar Monteiro e Santanna, na gravação do programa Cantos & Contos. A gravação acontece no Espaço Cultural Marcos Lucena e começa às 20h. O ambiente é agradável, seguro e conta com serviço de bar e restaurante. Mas chegue cedo, pois são duas atrações de peso.

Alcymar Monteiro tem uma carreira das mais estáveis e versáteis. Além de ser um grande cantor de forró, ele também enveredou pela música específica para vaquejadas e chegou a gravar um CD de música romântica em espanhol. Alcymar também lançou um disco de frevo e, em um de seus álbuns, registrou "Fica Mal com Deus", do polêmico autor paraibano Geraldo Vandré. Com dezenas de títulos lançados e mais de 30 anos de carreira, Monteiro é, sem dúvida, um dos ícones mais notáveis da música regional do Nordeste, e do Brasil.

 

Santanna é o porta-voz maior dos poetas e compositores populares de sua região. Fã ferrenho do mestre Luiz Gonzaga e divulgador de versejadores como João Paraibano, Chico Pedrosa e Jessier Quirino entre outros. Desde que emplacou o mega-sucesso "Ana Maria" que se tornou o cantor mais querido do público paraibano. Mas o sucesso de Santanna não parou com a canção que o projetou para um público mais amplo. Ele seguiu lançando discos belíssimos e difundindo obras de autores como Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Xico Bizerra e Accioly Neto entre outros.

 

O encontro de Alcymar Monteiro e Santanna é um momento histórico para a música e para a poesia nordestinas, principalmente nesse momento em que muitos grupos estereotipados agridem e tentam deformar o nosso tesouro cultural, a identidade deixada por gênios como Gonzagão e Jackson do Pandeiro.

 

O local – O Sindicato dos Bancários funciona em um espaço amplo e confortável, com instalações que permitem acesso fácil ao estacionamento e acomodação propícia ao público que comparece aos seus eventos. Tem sido uma prática freqüente a realização de eventos culturais, entre eles o "Bancarte", festival anual de artes que já entrou para o calendário da cidade, sem falar no Cantos & Contos que recebe apoio logístico dos mais confortáveis, como afirma Celso Soares, produtor do programa.

O programa Cantos & Contos mudou de emissora e vai estrear nesse domingo, 19 de abril, na TV Tambaú, afiliada do SBT, no horário de 10h às 11h. Segundo Celso Soares "Vamos entrar com o pé direito na TV Tambaú com dois dos mais significativos artistas nordestinos da atualidade; no dia 19 com Alcymar Monteiro e no dia 26 com Santanna".

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster