Contrita, a diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba comunica o falecimento da ex-presidenta da entidade, Zênia Chaves, ocorrido na manhã deste sábado, 25 de setembro de 2021, em sua residência. Firme e discreta, Zênia manifestou o desejo de enfrentar os últimos dias do seu tratamento em casa, que seu corpo fosse cremado e a despedida fosse restrita aos familiares.
Empregada da Caixa Econômica Federal, Zênia foi uma ferrenha defensora da Caixa 100% Pública, da democracia, dos direitos da categoria bancária, das lutas da classe trabalhadora e dos movimentos sociais. A sua eleição para a presidência do Seeb – PB foi muito tumultuada, devido à decretação de uma intervenção no sindicato durante o processo eleitoral. A repercussão desse fato gerou um movimento de resistência nacional à medida antidemocrática que colocaria em risco a liberdade dos sindicatos no país. Para fortalecer a luta e evitar a abertura desse precedente, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e seu presidente, Jair Meneguelli, praticamente se mudaram para a sede da entidade. O apoio de sindicatos de todo o país e as medidas judiciais pertinentes culminaram com a reversão da tentativa de intervenção e garantiram a posse de Zênia.
E foi assim que essa guerreira nata assumiu o comando do Seeb – PB, com outro problema não menos desafiador: a condução da luta pela reabertura do Banco do Estado da Paraíba, liquidado extrajudicialmente pelo governo Collor. Disponibilizamos no nosso canal no Youtube, a entrevista concedida por Zênia ao Trocando em Miúdos, narrando esses fatos em 2011, por ocasião da celebração dos 70 anos do Sindicato.
Acesse o vídeo aqui!
Com essa singela homenagem, rogamos a Deus que conceda o merecido descanso à Zênia Chaves e dê forças à família enlutada, aos/às companheiros/as da Caixa Econômica Federal e aos/às amigos/as nesse momento da passagem da nossa companheira de lutas para outra dimensão.
Companheira Zênia… Presente!