O HSBC está considerando vender sua participação de US$ 670 milhões no PT Bank Ekonomi, na Indonésia, potencialmente desfazendo um acordo firmado há cinco anos, conforme o maior banco da Europa continua a política de redução de tamanho e de simplificação.

O HSBC afirmou na última sexta-feira que estava reavaliando suas opções estratégicas para sua participação de 99% no Banco Ekonomi, após a bolsa de valores da Indonésia pedir à instituição financeira para esclarecer qual a sua posição, após um surto de especulação do mercado.

Se vender a participação, o HSBC vai reinvestir os lucros na própria Indonésia, informou o banco.

O presidente-executivo, Stuart Gulliver, vendeu ou fechou mais de 50 empresas nos últimos dois anos, e continua a reduzir o banco com a venda de negócios não lucrativos ou abaixo da escala.

Mas ele disse que a Indonésia é um dos seus 22 países prioritários, à medida que se concentra em mercados de crescimento mais rápido. A carteira de crédito do HSBC no país cresceu 61% entre os anos 2010 e 2012.

O HSBC opera na Indonésia desde 1884, e tinha 115 agências em 10 cidades antes da compra. O Ekonomi, fundado em 1989, acrescentou mais 93 pontos de venda e mais de 2,3 mil funcionários.

Fonte: DCI

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster