Os bancários esperam uma mudança de postura do banco com a troca de comando – O HSBC anunciou nesta quinta-feira, dia 7, a troca de comando na filial brasileira. A partir de 1º de junho, a presidência da instituição será ocupada por Conrado Engel, atual responsável pela área de varejo bancário das operações do HSBC na Ásia e Oceania. Ele substituirá Shaun Wallis, que ocupa o cargo desde maio do ano passado. Wallis será o diretor global de negócios do banco comercial do HSBC.

A diretora do Sindicato e funcionária do HSBC Liliane Maria Santos Fiuza diz que os bancários esperam uma mudança de postura do banco com o novo presidente. “Tanto os empregados quanto os clientes do HSBC sofrem muito com o descaso do banco no Brasil. Apesar da falta funcionários, a empresa ainda tem coragem de demitir até ilegalmente. É por isso que o HSBC é o campeão da lista de reclamações de clientes do Banco Central”, comenta.

Engel, de 51 anos e brasileiro, faz sua segunda passagem pela filial brasileira do HSBC. A primeira começou em 2003, quando o banco comprou a financeira Losango, onde ele já trabalhava desde 1998 na função de presidente.

Segundo dados do Banco Central, relativos ao fechamento de 2008, o HSBC é o sexto maior banco do país, com ativos totais de R$ 112 bilhões e cerca de 30 mil funcionários. No ano passado, o banco britânico teve lucro líquido de R$ 585 milhões no país.

Redação, com informações da Folha Online

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster