Um dia dedicado especialmente às mulheres bancárias. Assim foi o I Encontro de Bancárias da Paraíba realizado neste domingo, 8 de março – Dia Internacional da Mulher, na sede do Sindicato dos Bancários da Paraíba. O evento, que reuniu mais de 100 mulheres em uma programação com café da manhã, terapias holísticas, roda de diálogo, spa com massagens, espaço kids e um almoço de confraternização com a performance da cantora Soraia Bandeira, superou as expectativas e se consagrou no calendário de lutas da categoria.
A mesa de abertura do evento foi composta por Lindonjhonson Almeida, presidente do Sindicato, Silvana Rodrigues, secretária-geral, Adriana Malleta, secretária da mulher bancária, Luzenira Linhares, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Paraíba, Aparecida Diniz, bancária da caixa, Cristiane Faria, do Banco do Brasil, Heloisa de Sousa, membro da Marcha Mundial de Mulheres, e Lourdes Meira, da União Brasileira de Mulheres.
O presidente do Sindicato enalteceu a iniciativa das diretoras da entidade, destacando que atividades dessa natureza reforçam o sentimento de coletividade e de luta da categoria. O evento superou as expectativas e ficou consagrado no calendário de lutas da entidade de classe. “Estamos vivenciando uma conjuntura que pede ainda mais unidade e fortalecimento da classe trabalhadora contra os retrocessos. Daí a importância de propiciarmos momentos como esses, onde debatemos os problemas, discutimos estratégias e nos mobilizamos para a luta em defesa dos nossos direitos. E ver esse auditório lotado de mulheres nos renova a esperança de que mais uma vez a categoria bancária estará na vanguarda da resistência. Este evento muito nos orgulha e se consagra com tamanho sucesso em nosso calendário de atividades. Parabéns à todas as mulheres e bancárias guerreiras”, arrematou Lindonjhonson Almeida.
Na participação da plenária, foi ressaltada a inciativa de trazer a mulher bancária ao sindicato da categoria para discutir a conjuntura atual e problemas específicos nos ambientes de trabalho. Dentre os diversos posicionamentos, ressaltamos a fala da aposentada da Caixa Econômica, Ana Bandeira: “Muito oportuna essa atividade no Dia Internacional da Mulher, em pleno domingo, em que estamos em um auditório lotado de trabalhadoras bancárias, analisando a situação do país e se posicionando enquanto segmento da sociedade que merece todo o respeito e tratamento igualitário. Entretanto, confesso que fico triste e decepcionada nas manifestações de rua contra os desmandos do governo, quando só vejo pouquíssimos bancários e bancárias. A nossa resistência tem de ser na rua, juntamente com outras categorias, porque não se conquista mudanças sozinho, nem só através de mensagens por WhtasApp e outras redes sociais. É preciso ação!”
Após o debate sobre os desafios e a ascensão profissional, as bancárias participaram de um SPA terapêutico e de massagens relaxantes com a presença de 10 profissionais entre massoterapeutas e massagistas que aplicaram técnicas milenares de relaxamento, bem como tipos diversos de massagens entre relaxantes, reiki e reflexologia podal.
As atividades do Encontro foram encerradas com o performático show da cantora Soraia Bandeira e um almoço de confraternização. Em seguida, mais de 30 bancárias foram sorteadas com brindes, obras de arte, livros, planta ornamental, cesta de chocolates, participação em aulas de dança, tratamento de beleza, depilação à laser, acessórios de cabelo, massagens relaxantes e até fim de semana em um camping no Litoral Sul.
Veja as fotos do evento nos álbuns abaixo:
I Encontro de Bancárias da Paraíba – Recepção/Café da Manhã/Espaço Kids/Terapias
I Encontro de Bancárias da Paraíba – Plenária
I Encontro de Bancárias da Paraíba – Show/Almoço/Sorteio
Fonte: Seeb – PB