Ignacy Sachs (centro) visita a CUT, ao lado de Artur Henrique (presidente) e Rosane Bertotti (secretária de Comunicação)
Ignacy Sachs é socioeconomista e professor titular da École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS (Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais) de Paris. Nesta instituição fundou em 1973 o Centro Internacional de Pesquisas em Meio Ambiente e Desenvolvimento – o qual dirigiu até 1985 – e o Centro de pesquisas sobre o Brasil contemporâneo, do qual atualmente é co-diretor.
Em 1972 trabalhou na organização da Primeira Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, realizada em Estocolmo, Suécia, durante a qual foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Nessa época, a partir de uma proposta do secretário da Conferência, Maurice Strong, Ignacy Sachs formulou o conceito de ecodesenvolvimento que anos depois daria origem à expressão desenvolvimento sustentável.
Em 1976 ajudou a fundar a International Foundation for Development Alternatives (IFDA) e em 1992 trabalhou na organização da Cúpula da Terra – Rio-92.
Autor de extensa bibliografia traduzida em diversas línguas, Sachs é referência internacional nos debates de ecossociodesenvolvimento e é autor de mais de 20 livros sobre desenvolvimento e meio ambiente.
Em maio de 2010, Sachs esteve na sede da Central Única dos Trabalhadores, em São Paulo. Durante a visita, o professor disse que o ponto central para o crescimento econômico é a inclusão social por meio do trabalho decente e o problema das mudanças climáticas. "Essas questões podem avançar juntas e esta é a chance para o Brasil se projetar como um país líder", destacou.
SERVIÇO:
Seminário "Sustentabilidade e trabalho decente em tempos de crise"
Dia 19/06, das 09 às 12h00
Local: Tenda FLORESTAN FERNANDES (Tenda da CUT)
Fonte: CUT Nacional