O II Encontro de Bancárias da Paraíba foi realizado no auditório do sindicato da categoria profissional na noite desta segunda-feira (1), com a participação de bancárias, bancários, de bancos públicos e privados, familiares e convidados. O evento, que marcou a luta pelo fim da violência doméstica e estrutural contra as mulheres, contou com apresentações artísticas, sorteios, palestra, debate, exposição e coffee break.

A secretária geral do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Silvana Ramalho, conduziu a mesa de abertura, saudou os presentes, fez um breve relato da edição anterior do evento e justificou o tema central a ser debatido pela plenária.

Adriana Maletta, secretária da questão da mulher bancária, falou sobre o projeto Basta! e apresentou os números dos atendimentos feitos pelo Sindicato, bem como as ações e atividades desenvolvidas pela secretaria na conscientização e combate à violência contra a mulher, com foco na categoria.

A professora Thayse Vilar proferiu a palestra sobre a violência doméstica e estrutural, dando ênfase ao ciclo de violência doméstica. “Os mais diversos tipos de violência contra as mulheres passam por fases. A última fase traz esse nome bonito, ‘lua de mel’, faz com que a vítima entenda que o caso de violência que ela atravessa vai acabar, pelo arrependimento do agressor. E isso não é verdade. Ela vai acabar voltando para o relacionamento abusivo”, destacou.

O momento mais impactante do encontro foi na última mesa, quando a professora Thayse, que também é servidora da 1ª Turma Recursal da Comarca de João Pessoa, apresentou a exposição ‘Armas Brancas do Medo – Desnaturalizar é preciso’. Um conjunto de facas, peixeiras, enxadas, picaretas, chibancas, marretas, foices, tesouras, espetos são artigos domésticos presentes na maioria das residências brasileiras, e que, ao longo dos tempos, vêm sendo utilizados com uma finalidade mórbida: ameaçar, ferir ou matar mulheres.

Enquanto as mesas aconteciam, a plenária também participou ativamente dos debates sobre os temas apresentados. Mas, o encontro também teve momentos de descontração com coffee break, sorteio de brindes e apresentações musicais. A diretora do sindicato e cantora Renata Régis fez a abertura do evento com o violonista Ian Linhares e a cantora e violonista Manu Lima fez o encerramento.

Veja as fotos:

>>>> II Encontro de Bancárias da Paraíba – Álbum I
>>>> II Encontro de Bancárias da Paraíba – Álbum II