A III Conferência Regional da FETRAFI/NE foi aberta nesta sexta-feira (16), no auditório do Hotel Caiçara, em João Pessoa. Aproximadamente 200 bancários de vários estados da região participaram do início do evento que tem como tema ‘Vamos vencer esse jogo’, numa analogia entre a campanha salarial de 2014 e a Copa do Mundo que acontece no Brasil.
Um vídeo com uma breve retrospectiva das edições anteriores da Conferência em 2012 e 2013 foi exibido e em seguida, um outro com algumas das belezas naturais e pontos turísticos da capital paraibana, que sedia o evento neste ano.
A mesa de debate, composta por representantes de sindicatos, da Contraf, CUT e CTB, foi aberta pelo presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques. Ele destacou a importância do dirigente sindical como um agente transformador que não deve demonstrar medo ao expor o que acha. “A categoria bancária precisa de afirmar. A campanha salarial deste ano está quase aí e nossa resposta deve ser como muita luta e mobilização”, completou.
O presidente da FETRAFI/NE, Carlos Eduardo, também ressaltou a necessidade da unidade dos bancários e reforçou a urgência de uma pauta ousada para uma campanha salarial vitoriosa. “O momento de greve é um momento de luta. Bancário tem que estar nas ruas e não apenas a agência fechada”, pontuou.
A segunda parte do evento foi marcada pelo resgate histórico da luta contra a Ditadura Militar. O ex-bancário Derly Pereira e José Calistrato, militante da Ação Libertadora Nacional (ALN) falaram sobre a experiência de terem sido presos políticos e torturados durante o regime totalitário, instaurado em 1 de abril de 1964 até 15 de março de 1985.
Em sua fala, Derly lembrou que foi preso em duas ocasiões, e chegou a ser considerado pelo Governo da época com um ‘morto-vivo’, perdendo inclusive todos seus direitos como cidadão. Mas o depoimento mais emocionante foi o de José Calistrato, que viveu intensamente todo o processo de resistência á ditadura militar. Membro da ALN, Calistrato sofreu diversas tentativas de assassinato e foi barbaramente torturado. E mesmo depois de tudo que viveu e sofreu ele concluiu seu depoimento afirmando: “não deixo nunca de lutar”. Sua fala foi aplaudida de pé por todos.
A III Conferência Regional FETRAFI/NE segue até domingo (18). As fotos do evento podem ser vistas no perfil do Sindicato dos Bancários da Paraíba no link: https://www.facebook.com/bancariospb.
Cassiana Ferreira/ Ascom SEEB/PB
Foto: Otávio Ivson/ Ascom SEEB/PB