A Fundação Itaú Unibanco, que abriga os diversos planos de previdência complementar da instituição financeira, divulgou calendário para que os participantes ativos e assistidos possam eleger seus representantes nos conselhos Deliberativo e Fiscal e para os comitês dos respectivos fundos de pensão. As inscrições dos candidatos ocorrem entre os dias 3 e 7 de junho e a eleição de 13 a 22 de julho.

“A previdência complementar auxilia na manutenção do poder aquisitivo quando o funcionário se aposenta. Por isso, uma das nossas principais reivindicações da campanha de valorização é que todos tenham acesso a esses fundos e que a gestão seja paritária, com a participação de representantes em todas as esferas de gestão, inclusive na diretoria executiva”, afirma a dirigente sindical Valeska Pincovai, que integra a Comissão Eleitoral, representando o Sindicato dos Bancários de São Paulo.

O pleito ocorrerá de forma distinta entre ativos e assistidos. Dessa forma, haverá inscrição de chapas para os conselhos Deliberativo e Fiscal dos ativos, cujo número de eleitores é de cerca de 37 mil.

Nos conselhos Deliberativo e Fiscal dos assistidos vota o segmento de aposentados que corresponde a 11 mil eleitores. Ou seja, quem está na ativa vota nas chapas dos ativos, aposentado vota nas chapas dos assistidos. Nas duas situações serão eleitos dois titulares e dois suplentes para cada um dos conselhos.

No que se refere aos comitês, será eleito um titular e um suplente dos ativos e dos assistidos, respectivamente. Ao todo são seis comitês: Itaubanco CD, PAC; Futuro Inteligente e Itaubank; Itaulam Básico, Itaulam Suplementar, Franprev, Itaú BD e Itaú CD; Prebeg; e Benefícios 002.

“Ocupar esses conselhos e comitês é essencial para lutar pela democratização plena da gestão. Por isso é importante que os funcionários votem em chapas e candidatos comprometidos com a defesa dos direitos dos participantes da ativa e aposentados”, acrescenta Valeska.

A integra do regulamento da eleição está disponibilizada no site da Fundação Itaú-Unibanco (clique aqui ).

Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster