Os eventos são continuidade do seminário “Os Novos Símbolos da Comunicação Política”

Já estão abertas as inscrições para as duas oficinas de comunicação, promovidas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), nos dias 15 e 22 de agosto. As oficinas dão continuidade à formação sobre ações e uso das ferramentas de comunicação digital pelos trabalhadores, iniciada pelo seminário “Os Novos Símbolos da Comunicação Política”, realizado na última segunda-feira (8). Por isso, apenas quem participou deste evento receberá o link de inscrição.

A atividade do dia 15, “Disputa nas Redes Sociais”, tratará das ferramentas das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e TikTok), dos aspectos de cada uma e das possibilidades de engajamento dos trabalhadores no mundo digital. Já a oficina do dia 22, com o tema “Diálogos Virtuais”, abordará as funcionalidades e estratégias de atuação em aplicativos de mensagens eletrônicas (WhatsApp e Telegram), caminhos para maior engajamento nestas plataformas, análise de legislação pertinente e monitoramento de temas de interesse da classe trabalhadora.

O secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, observa que “este programa de formação ocorre em meio às negociações da categoria, momento propício ao incremento das ações nas redes sociais, pois é necessário potencializar a divulgação e a defesa das reivindicações apresentadas dos bancários”.

Os Novos Símbolos da Comunicação Política

O seminário “Os Novos Símbolos da Comunicação Política”, realizado em formato eletrônico, apresentou as principais tendências da comunicação digital, contextualizada à luz dos desafios da ação sindical e da política, considerando a importância das mídias sociais e suas ferramentas, com abordagens sobre a modalidade do teletrabalho, suas implicações e o engajamento dos trabalhadores.

Carolina Delgado, antropóloga, pesquisadora e escritora, fundadora do Puxadinho, um laboratório-rede de experimentações antropológicas, tratou as redes sociais enquanto arena de atuação política. Já Gabriel Gallindo, diretor de cinema, publicitário, coordenador de redes da campanha de Guilherme Boulos à Prefeitura de São Paulo em 2020, falou um pouco sobre a mobilização política nas redes sociais.

Depois das apresentações, foi realizado um debate, com espaço para perguntas dos participantes.

Para a secretária de Comunicação da Contraf-CUT, Elaine Cutis, é fundamental mostrar, cada vez mais, aos dirigentes e às dirigentes sindicais da categoria bancária, a importância da comunicação digital na luta da classe trabalhadora. “O aperfeiçoamento do uso das mídias sociais e o conhecimento de todas as suas ferramentas são essenciais para a nossa mobilização”.

Fonte: Contraf-CUT