A insegurança e o descaso dos bancos com a segurança ficou mais uma vez evidente. Nesta madrugada de sábado, dia 23, uma agência do Itaú foi novamente arrombada no bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre. O banco, localizado na Rua Barão do Amazonas, já havia sido alvo de um furto na semana passada.
Segundo o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), criminosos invadiram a agência por volta das 2h30. Para entrar, teriam derrubado tapumes que haviam sido instalados na parte da frente do banco após o último arrombamento, quando vidros foram danificados.
Ao invadir a agência, os bandidos usaram um maçarico para abrir um dos caixas eletrônicos. Eles deixaram o local em seguida, levando uma quantidade em dinheiro. Quando chegaram ao local, os agentes encontraram cerca de R$ 900 em notas espalhadas pelo chão, possivelmente perdidas no momento da fuga.
O Ciosp não sabia informar o número exato de ladrões envolvidos no crime. Ninguém havia sido preso.
Com esse arrombamento, o levantamento mensal do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região já registra dez ataques em maio no Estado. Uma das medidas defendidas pela entidade para reduzir as ocorrências é o cumprimento pelos bancos da lei dos vidros blindados nas fachadas, sancionada pelo prefeito em abril do ano e hoje objeto de fiscalização da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) diante do descaso dos banqueiros.
Estatística do medo – Maio de 2009
1. Dia 4: Banrisul – Amaral Ferrador: assalto
2. Dia 5: Banrisul – Porto Alegre: Agência Alto Petrópolis: assalto
3. Dia 6: Banrisul – Sapucaia do Sul: arrombamento
4. Dia 9: Itaú – Canoas (agência Niterói): arrombamento
5. Dia 12: Sicredi – Gravataí: assalto
6. Dia 15: Itaú – Porto Alegre (agência Barão do Amazonas): tentativa de assalto
7. Dia 14: Banrisul – Garruchos: arrombamento
8. Dia 19: Itaú – Porto Alegre (agência Teresópolis): assalto
9. Dia 21: Santander – Capão da Canoa (agência rua Sepé): assalto
10. Dia 23: Itaú – Porto Alegre (agência Barão do Amazonas): arrombamento
Fonte: Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e ZH