Rádios de comunicação com freqüência da Polícia Militar, armas potentes e muito suporte, como veículos para auxiliar na fuga… Esses são alguns dos itens comumente utilizados pelos bandidos que assaltam agências bancárias ou arrombam caixas eletrônicos em Mato Grosso.

Desde o início do ano, já são mais 110 arrombamentos a caixas eletrônicos registrados em todo o Estado, e outros 18 assaltos, geralmente violentos, em agências bancárias.

No último arrombamento a um caixa eletrônico registrado neste fim de semana no município de Várzea Grande, os bandidos atacaram um terminal do Banco do Brasil instalado num posto de combustíveis próximo ao aeroporto. Na ação, comandada por sete bandidos armados com pistolas, os frentistas foram rendidos, presos num depósito e o dinheiro foi roubado.

Ações como essa sintetizam a insegurança vivida diariamente em todos os locais onde existem terminais de autoatendimento bancário, isso sem contar nas agências.

"A onda de criminalidade que se instaurou em todo o Estado assusta, mas ao mesmo tempo, ela nos obriga a buscar medidas capazes de solucionar de uma vez por todas esses problemas", afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, Arilson da Silva.

Segundo ele, o Sindicato, como entidade representativa da categoria bancária, tem se empenhado em conseguir junto com as autoridades de segurança em Mato Grosso, formas de acabar com essa dura realidade. "A nossa preocupação vai além do que a que compete apenas aos trabalhadores do ramo financeiro. Ela atinge também os clientes e usuários do sistema financeiro, que têm sido vítimas constantes da violência que tem predominado dentro das agências", explica.

Nos últimos seis anos, muitas têm sido as ações do SEEB-MT em busca de mais segurança bancária. O dirigente sindical explica que muitas discussões têm sido levantadas tanto com a categoria e com a população em geral, como com os representantes dos órgãos de segurança e principalmente com os bancos, mas poucos resultados têm sido observados ou garantidos.

Nos últimos 30 dias, o SEEB-MT se reuniu com autoridades do alto comando da Polícia Militar do Estado e da secretaria de Justiça e Segurança Pública e agora aguarda os resultados desses encontros.

Um deles, já está previsto para acontecer no dia 28 de dezembro, quando será realizada a primeira reunião do GT de Segurança Bancária em Mato Grosso. No encontro, estarão presentes representantes de vários órgãos, tanto ligados ao setor de segurança, como também, do setor bancário, como por exemplo, o SEEB-MT e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

"Esperamos acima de tudo, que ações eficientes sejam colocadas em prática o mais rápido possível, para que o ambiente bancário passe a ser um lugar onde as pessoas possam lidar com seus bens com segurança e respeito à vida", conclui.

Fonte: Seeb MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *