itauunibanco_interdicao_teresopolis.jpg
Crédito: Seeb Teresópolis-RJ
itauunibanco_interdicao_teresopolis.jpg
A agência Teresópolis (0370) do Itaú Unibanco foi interditada nesta segunda-feira, 27, em virtude das péssmas condições constatadas de insalubridade no interior da agência, causadas pelas obras de adapatação da marca Unibanco para Itaú.

A interdição aconteceu após a diretoria do Sindicato dos Bancários de Teresópolis e o gerente operacional da agência, Sebastião Filho, relatarem à diretoria do Banco, especificamente à Gerência de Serviços Operacionais, sobre os transtornos causados não somente aos funcionários, mas também aos clientes e usuários.

A obra, que já dura cerca de 3 semanas, tem colocado em risco a saúde de todos, em função da péssima qualidade do ar em seu interior e da precariedade das instalações elétricas, inclusive, sendo obrigados a dividirem o espaço com material de construção espalhados em alguns setores.

A solicitação feita pelo diretor sindical foi atendida, e a interdição foi autorizada por prazo indeterminado, até que sejam tomadas todas as providências para melhor qualidade das atividades bancárias. Cerca de 18 funcionários da agência foram remanejados para as 3 agências do Itáu em Teresópolis.

O Sindicato lembra que, na última quarta, 22, aconteceu reunião em mesa de entendimento, na sede da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Petrópolis, entre o Gerente Regional do Trabalho, Wilton Silva Costa, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Teresópolis, representada pelo presidente Aluisio Marra e o diretor jurídico, Joselito Lopes, representantes do Itaú Unibanco, e representantes da empresa de construção Mackro, atendendo ao convite do Dr. Auditor Fiscal do Trabalho, José Luiz D’Amico.

Depois de narrada diversas ocorrências de situações causadas pelas obras de adaptação das instalações ficou deliberado:

a) Que em 15 dias, o Itaú Unibanco reexaminará a agência Francisco Sá, em Teresópolis, e as agências Corrêas, Itaipava e Imperial, de Petrópolis, e exigirá que os trabalhadores da empresa Mackro sejam submetidos a exames médicos periódicos, em ambos os casos, para avaliação de ocorrência de dano proveniente das condições de trabalho inadequadas nas obras que se realizam nas agências Unibanco em processo de adaptação para a marca Itaú;

b) Foi proposto pelo AFT, José Luiz D’Amico, que doravante avaliassem a possibilidade de as reformas serem realizadas com esvaziamento total das agências, migrando as atividades bancárias das agências fechadas para outras unidades próximas, de modo a não causar possíveis desconfortos em sua clientela e, de modo efetivo, não prejudicar a saúde e a segurança dos trabalhadores bancários. A médica do Banco levará a proposta à direção da empresa;

c) Ficou determinado pelo Gerente Regional que a empresa Mackro, apresente até o dia 30 todos os registros onde conste os nomes dos trabalhadores encontrados nas ações fiscais realizadas.

O não-cumprimento dos prazos ora avençados será deflagrada imediata ação fiscal com os desdobramentos pertinentes, inclusive com denúncia ao Ministério Público do Trabalho, além das hipóteses de autuações e outros procedimentos de imediata eficácia com relação à saúde e segurança dos trabalhadores.

Fonte: Seeb Teresópolis-RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *