As normas do Banco Central proíbem as instituições financeiras de negar atendimento padrão em suas agências, mesmo que disponham de recursos tecnológicos.
A dirigente diz que a atitude dá a entender que o Itaú não quer consumidores ‘comuns’, já que é mais rentável vender seus produtos do que ter uma agência cheia e ter de contratar mais funcionários para atender à demanda. "Eliminar clientes foi a forma encontrada pelo banco de desafogar o local e focar na venda de seus produtos. Ao contrário disso, o banco deveria contratar mais para oferecer um bom atendimento."
Marta deixa claro que o Sindicato está de olho para que a negativa de atendimento não chegue também à cidade de São Paulo. "Sabemos da grande dificuldade que as agências estão passando com a falta de funcionários, já que em 2011, o Itaú Unibanco, que lucrou parcialmente R$ 11 bi, foi o que mais demitiu funcionários. Mas, restringir o atendimento é uma postura completamente errada e não devemos aceitar. Orientamos os prejudicados a denunciar ao BC", finaliza.
Procon
Segundo o Procon, mesmo que nas contas de consumo não esteja sinalizado onde deve ser feito o pagamento, as concessionárias devem informar com antecedência aos consumidores no próprio canhoto, quais as instituições financeiras não estão mais aptas a receber as contas. Se isso não acontecer e o cliente sentir-se lesado, basta fazer uma reclamação no órgão de defesa do consumidor.
Fonte: Seeb São Paulo