O cargo foi transmitido pelo presidente em exercício Alair Martins Vargas, e simbolicamente ratificado pelo cumprimento do candidato aprovado em primeiro lugar do concurso de 2011 do banco, Thiago Alberto Ferreira Adnet, empossado em 9 de janeiro deste ano.
Concorrida, a cerimônia contou com a presença do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, de secretários de governo, de deputados federais e distritais, de lideranças políticas e da sociedade civil, do presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Rodrigo Britto, e do secretário-geral da entidade, André Nepomuceno. Expressivo número de funcionários do BRB também compareceu ao evento.
"O BRB não está à venda e esta hipótese não está na agenda de seu acionista controlador, o Governo do Distrito Federal. Nossa missão é dar continuidade ao soerguimento do banco e à valorização dos funcionários", garantiu.
Na ocasião, o Sindicato solicitou uma reunião com o novo presidente do BRB para dar as boas-vindas e tratar de assuntos de interesse dos funcionários do banco. O novo presidente se comprometeu a agendar o encontro o mais breve possível.
"O novo presidente do BRB, Jacques Pena, conhece bem a realidade da categoria bancária. Nossa plena expectativa é de um a diálogo maduro e respeitoso, que resulte na valorização dos funcionários e no fortalecimento do BRB", afirmou André Nepomuceno.
Quem é Jacques Pena
Mineiro de Caratinga, o novo presidente do BRB é funcionário aposentado do Banco do Brasil, foi secretário-geral do Sindicato dos Bancários de Brasília (1992 a 1995), membro do Conselho Deliberativo da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – Previ (2000 a 2004), presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília (2001 a 2003) e presidente da Fundação Banco do Brasil (março de 2003 a maio de 2010).
Formado em administração pública e de empresas e história, também foi administrador da região administrativa de Samambaia durante a gestão de Cristovam Buarque. Cidadão honorário de Brasília, Pena mora na capital federal há 32 anos.
Jacques Pena ocupou ainda os cargos de chefe da Casa Civil e de secretário de Desenvolvimento Econômico no governo Agnelo Queiroz.
Fonte: Seeb Brasília com Correio Braziliense