Segundo o Procon, a única alteração foi promovida pelo Bradesco, que elevou a taxa de empréstimo pessoal de 5,50% para 6%, o que significa um acréscimo de 0,5 ponto percentual, representando uma variação positiva de 9,09% em relação à taxa de dezembro do ano passado.
Já na taxa do cheque especial, a média mensal verificada foi de 9,13% ao mês, 0,01 ponto percentual acima da anterior. Neste caso, o Bradesco novamente foi o único a aumentar a taxa, de 8,4% para 8,45%.
O estudo verifica as cobranças dos sete maiores bancos do país, tomando para comparação o empréstimo para um período de 12 meses e o cheque especial para 30 dias.
Os valores são médios e variam de banco para banco, podendo ser maiores ou menores, conforme a relação do cliente com a instituição.
Por banco
Dos bancos analisados, as menores taxas para empréstimo pessoal neste mês podem ser encontradas no HSBC, de 4,30% ao mês. Já o Itaú apresentou a maior taxa para essa modalidade de crédito neste mês, de 6,02%.
No caso do cheque especial, a Caixa mantém a menor taxa dentre os bancos analisados pelo Procon, de 7,15% ao mês. Já o Safra apresenta a maior taxa para essa modalidade de crédito, de 12,30% ao mês.
Fonte: InfoMoney