No dia 4 de novembro, a Justiça do Trabalho da Paraíba mandou o Bradesco reintegrar a bancária Ivânia Valêncio de Lima. A funcionária havia sido injustamente demitida, quando se encontrava em tratamento de saúde, por conta de um assalto à agência em que trabalhava.
Em conseqüência do assalto, Ivânia desenvolveu ‘estresse pós traumático’. Além do trauma causado pelo impacto do assalto, o quadro de saúde da bancária se complicou com a pressão pelo cumprimento de metas abusivas. Mas, o pior mesmo foi a demissão injusta.
Ante o absurdo da demissão imotivada, Ivânia buscou a ajuda do Sindicato dos Bancários da Paraíba, que entrou com uma ação de reintegração, na Justiça do Trabalho, obtendo de imediato uma liminar determinando o retorno da bancária ao seu posto de trabalho.
Marcelo Azevedo, advogado parceiro do Sindicato e responsável pela ação, elogiou a tempestividade e a firmeza da Justiça do Trabalho. “Ainda bem que a Justiça do Trabalho na Paraíba está atenta às demissões ilegais e abusivas cometidas pelos banqueiros, respondendo prontamente às ações propostas pelo Sindicato para reintegrar os bancários doentes que são demitidos”, concluiu.
O presidente Marcos Henriques alerta a importância dos bancários recorrem ao Sindicato para garantir os seus direitos: “Em casos como o de Ivânia, a assistência do sindicato foi imprescindível que a justiça da bancária fosse concretizado”. Desse modo, todos os bancários que sofrem demissões ilegais, devem procurar o mais rápido possível o sindicato para buscar, como Ivânia a reintegração e a reparação dos danos causados pelo trabalho a sua saúde.