Mais uma agência bancária localizada no interior da Paraíba foi invadida e por pouco não teve todo o dinheiro levado por um grupo de arrombadores, por volta de 2h da madrugada de segunda-feira, dia 20. Três homens armados entraram na agência da Caixa Econômica Federal da cidade de Areia, no Brejo paraibano, e tentaram arrombar o cofre do estabelecimento. No entanto, antes de chegarem ao local onde estava armazenado o dinheiro, um dos vigilantes do banco, Gildo César Sousa, percebeu a movimentação e frustrou a ação
Segundo a polícia, o trio entrou na agência depois de arrombar uma janela nos fundos do estabelecimento, e revirou várias salas do banco à procura de dinheiro. Documentos, gavetas e computadores foram vasculhados pelos arrombadores.
Quando já tinham chegado na sala onde estava o cofre, os bandidos foram surpreendidos pelo vigilante, que ainda efetuou dois tiros contra o grupo, mas ninguém foi atingido. Com medo, os arrombadores fugiram pela parte de trás e ainda dispararam vários tiros contra o vigilante, mas nenhum deles acertou o funcionário.
De acordo com a polícia, os bandidos estavam num veículo Corsa Sedan prata, de placas ainda não identificadas, e utilizaram o automóvel para fugir por uma estrada de terra do Sítio ‘Mata Limpa’, em direção ao município de Arara. O carro estava estacionado em frente à agência, aguardando a ação dos bandidos.
O grupo ainda foi perseguido por uma viatura da Polícia Militar, que foi acionada pelo vigilante. No entanto, os homens não chegaram a ser capturados pelos policiais. Até o final da manhã de ontem, a polícia não sabia se o sistema de câmeras de segurança havia flagrado a ação dos bandidos.
No interior da agência, os bandidos esqueceram uma caixa de ferramentas com duas chaves de fenda, três pés-de-cabra, um par de sandálias, alicates e um relógio. Os equipamentos, conforme os policiais, seriam utilizados para arrombar o cofre da agência, mas os bandidos não chegaram a ter acesso ao dinheiro.
"Desde sábado, o alarme da agência estava disparando, e aí a gerência resolveu deixar o vigilante pernoitando no local por precaução. Quando foi durante a madrugada, ele percebeu essa movimentação estranha e conseguiu frustrar a ação dos bandidos", informou o comandante da Polícia Militar de Areia, aspirante J. Nilton. No entanto, de acordo com ele, as investigações ficarão sob a responsabilidade da Polícia Federal.
Na manhã de ontem, agentes federais estiveram na agência e deram início aos primeiros levantamentos. Para a polícia, a tentativa de roubo pode ter sido cometida por uma mesma quadrilha que vem praticando assaltos e arrombamentos contra instituições bancárias na região do Brejo paraibano. A hipótese é levantada, porque em outros assaltos e arrombamentos em agências bancárias da região, os homens utilizaram um veículo com as mesmas características.
Apenas este ano, bandidos ainda desconhecidos arrombaram a agência do Banco do Brasil de Pocinhos, de Esperança, e da cidade de Caturité, além de Correios e lotéricas localizadas em municípios vizinhos.
Fonte: Jornal da Paraiba – PB