A Itaucard, administradora de cartão de crédito do Banco Itaú lançou há duas semanas, em parceria com a Vivo, a possibilidade do pagamento de contas aos titulares do cartão Vivo Itaucard apresentando o número do celular – em vez do cartão de plástico – em qualquer estabelecimento que aceite cartões. O novo meio de pagamento, ainda restrito aos titulares do cartão Vivo Itaucard, possui anuidade que pode variar de R$ 56 a R$ 360. Mas, já aponta para a expansão do serviço junto ao mercado financeiro.

A tecnologia é usada pela OI (que também possui sistema de pagamento semelhante) e Vivo. Para confirmar a transação, o cliente recebe um torpedo e depois digita uma senha no celular. O diretor de meio de pagamentos da Oi, Roberto Rittes, reconhece a limitação do serviço em regiões onde não há sinal, mas afirma que quando existe rede, é "raro o sistema falhar ou demorar".

O uso do celular como meio de pagamento é muito disseminado entre os japoneses, e com as novas parcerias começa a ganhar força no Brasil. Com isso, caminha para que se consolide cada vez mais como um dos itens mais utilizados no dia-a-dia pelas pessoas.

Fonte: Contraf-CUT, com O Estado de São Paulo

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster