Crédito: Seeb Santo Ângelo
"Desde novembro de 2009, estamos com o projeto piloto em Porto Alegre. As principais denúncias recebidas através da campanha estão relacionadas a condições de trabalho e práticas de assédio moral. Entramos agora na nova fase do projeto, que é interiorizar as ações a partir do lançamento nas regionais da Fetrafi-RS. Vamos conscientizar os trabalhadores de que sua participação é fundamental para que possamos agir, pressionar e cobrar efetivamente das instituições financeiras a solução dos problemas. Basta de violência nos bancos. É o momento de mobilizar para arrancar condições dignas de trabalho e saúde para a categoria", afirma Amaro.
Nesta terça-feira, pela manhã, houve ato público em frente à agência do Banco do Brasil, no centro de Santo Ângelo, com a participação dos diretores da Fetrafi RS, do Sindicato dos Bancários de Santo Ângelo e dos demais sindicatos que integram a Regional Missões: Cruz Alta; Frederico Westphalen; Horizontina; Ijuí; Santa Rosa; Santiago e São Borja.
Os sindicalistas se manifestaram através do carro de som e denunciaram as práticas de violência organizacional que ocorrem dentro dos bancos. A manifestação chamou atenção dos bancários, clientes e da população em geral. Além disso, os dirigentes sindicais concederam diversas entrevistas à imprensa local, incluindo rádios, TVs e jornais.
Interiorização da campanha
A Campanha Tudo Tem Limite: tolerância zero com a violência dos bancos foi lançada em 2009 pelo SindBancários e agora está sendo estendida para todo o estado através de uma parceria com a Fetrafi-RS e seus sindicatos filiados.
O objetivo da campanha é incentivar a denúncia de assédio moral e sexual, metas abusivas, sobrecarga de trabalho e outra irregularidades que ocorrem nas agências e postos de atendimento bancário. As denúncias podem ser efetuadas através do endereço eletrônico: tudotemlimite@feebrs.org.br.
A direção do Sindicato dos Bancários de Santo Ângelo avalia que o lançamento da Campanha Tudo tem Limite na Regional Missões foi um grande sucesso, pois despertou a atenção da população e a adesão dos bancários.
"Com certeza foi possível conscientizar a categoria de que não podemos baixar a cabeça diante da violência nos locais de trabalho. Estamos aqui para dar apoio aos trabalhadores e incentivar as denúncias. Somente com mobilização poderemos enfrentar a violência", salienta o presidente do Sindicato, Mauro José Mânica.
Fonte: Seeb Santo Ângelo com Fetrafi-RS