“Eu confio na CUT e em todos os movimentos de base”, afirma o teólogo
Em entrevista à Pololo Filmes, o teólogo Leonardo Boff pediu que os movimentos populares se unam para combater o avanço do neoliberalismo no Brasil, que ele chamou de “neoliberalismo mais reacionário e radical.”
Para tanto, o religioso afirmou que confia “na CUT e em todos os movimentos de base, o MST, a Via Campesina, que são os protagonistas e os que mais poderão fazer frente ao avanço do neoliberalismo radical, porque no Brasil não é só o neoliberalismo, é o neoliberalismo mais reacionário, mais radical. Nós temos que cortar esse caminho por amor ao povo e aos que mais sofrem.”
Boff pediu o resgate da utopia para a construção “de um projeto de país e de povo”. Por fim, o teólogo citou o Papa Francisco. “O pensamento que criou a crise, não pode ser o pensamento que vai nos tirar da crise. Então, nós temos que ter outra base e para mim, ela só pode vir da base. Eu quero lembrar aqui, a frase do Papa, quando ele se reuniu com os movimentos sociais mundiais. Ele disse: ‘Vocês tem que lutar pelos três ‘t’s: Trabalho, terra e teto. Segundo, não esperam nada de cima, porque o sistema reinante é um sistema de morte, um sistema anti-vida.’”
Confira a entrevista na íntegra: