A luta pela saúde sempre foi primordial e se tornou ainda mais necessária diante os graves ataques ao longo dos últimos anos contra planos de saúde. Em live promovida pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba, na noite da última terça-feira (17), as propostas para defender o Saúde Caixa foram discutidas com a participação de Francisco Carlos Pugliesi, um dos candidatos a titular do Conselho de Usuários pela Chapa 1, diretor executivo do Sindicato dos Bancários de São Paulo e empregado da Caixa.

A eleição para a escolha dos novos membros do Conselho de Usuários do Saúde Caixa segue até dia 20 de janeiro e duas chapas concorrem no processo eleitoral, apenas a Chapa 1- Movimento pela Saúde tem o apoio do Sindicato dos Bancários da Paraíba e da maioria das entidades representativas e associativas dos trabalhadores da Caixa, como demais sindicatos, Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Apcefs e Fenae.

De acordo com Francisco Pugliesi, a Chapa 1 é integrada por candidatos que representam as diversas forças do movimento associativo e sindical comprometidas com a defesa dos direitos dos usuários e a sustentabilidade do Saúde Caixa.

“A função do Conselho é fiscalizar e reivindicar constantemente melhorias no Saúde Caixa para os empregados ativos e aposentados. A função do Conselho é fiscalizar e reivindicar constantemente melhorias no Saúde Caixa para os empregados ativos e aposentados”, disse.

Além disso, tem o caráter consultivo e tem composição paritária com cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. O mandato é de 36 meses.

“Vamos atuar com olhar voltado para o ser humano, em defesa dos usuários, sempre exigindo transparência, a responsabilidade com a sustentabilidade do plano, a manutenção do modelo de custeio com 70% das despesas assistenciais pagas pela Caixa e 30% pelos usuários e os princípios da solidariedade, mutualismo e pacto intergeracional”, destacou.

O Conselho de Usuários do Saúde Caixa foi criado em 2004 e é uma conquista da luta dos empregados da Caixa Econômica Federal e um instrumento central para o acompanhamento da gestão financeira e administrativa do plano de saúde por parte dos empregados da Caixa.

Principais propostas da Chapa 1

  • Defender o modelo de custeio em vigor desde 2004, com 70% das despesas assistenciais pagas pela Caixa e 30% pelos usuários;
  • Atuar pela revogação da CGPAR 42, junto com as representações de trabalhadores das estatais;
  • Defender o Saúde Caixa para todos para fortalecimento do plano e eliminação de diferenças de tratamento a empregados, independentemente de quando ingressaram na empresa;
  • Defender a retirada do percentual de 6,5% da folha de pagamento como limite para participação da empresa no custeio do estatuto da Caixa;
  • Exigir da Caixa a apresentação regular de relatórios atuariais, gerenciais e financeiros do plano;
  • Atuar em conjunto com as representações dos empregados em defesa das propostas aprovadas no Conecef para o Saúde Caixa;
  • Buscar junto à Caixa solução para os problemas do sistema;
  • Propor a revisão dos normativos do Saúde Caixa para simplificar procedimentos e reduzir a burocracia;
  • Defender a descentralização do plano com o retorno de estruturas locais (regionais ou estaduais);
  • Lutar pela restauração dos Comitês de Credenciamento e Descredenciamento por base estadual, buscando ampliar e qualificar a rede credenciada de profissionais e clínicas;
  • Buscar a realização de pesquisa de satisfação a fim de avaliar as necessidades dos usuários em termos de atendimento, cobertura e outros pontos;
  • Agilizar a análise de reembolso para usuários que não tenha a possibilidade de utilização da rede credenciada;
  • Defender a continuidade de custeio integral pela Caixa das terapias após retorno do empregado com sequelas físicas ou psicológicas, assim como aos aposentados por invalidez.

Como votar na eleição do Saúde Caixa

Internet:

  1. Acesse https://centralsaudecaixa.com.br/conselho/
  2. Clique no ícone específico “Eleição do Conselho de Usuário”
  3. Insira novamente os dados de acesso ao portal, inclusive sua senha.
  4. Escolha Chapa 1, Movimento pela Saúde e confirme.
  5. Aposentados e empregados afastados por qualquer razão também podem votar. Basta seguir os mesmos passos acima,
  6. Intranet: O votante deve usar a mesma matrícula e senha de login das páginas corporativas em ambiente da rede interna. Durante o período de votação será disponibilizado um link específico para a escolha dos candidatos.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail gesad09@caixa.gov.br.