Proposta, que foi anunciada pelo Presidente da República em visita a uma montadora de automóveis no Paraná, beneficiará também a categoria bancária
O presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (15) que vai trabalhar para isentar do Imposto de Renda, a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) pagos pelas empresas aos trabalhadores, como é o caso da categoria bancária.
A afirmação foi feita após visita às instalações da fábrica da Renault, em São José dos Pinhais (PR), quando Lula disse “pensar no assuntoa muito tempo”.
“Um cidadão que ganha dois milhões de reais de bônus não paga Imposto de Renda. E o trabalhador, aquele que recebe contracheque no final do mês, não tem como escapar porque vem descontado na folha de pagamento dele”, declarou Lula à imprensa, ressaltando que “só está esperando a oportunidade para o governo dar o bote e aprovar o fim do Imposto de Renda na PLR para o povo brasileiro”.
Tributação injusta
Atualmente, a faixa de isenção da PLR é de 7.404,11 reais.
“Vocês trabalham, produzem, fazem este país crescer. Quando chega no final do ano vocês vão receber uma PLR e é descontado pelo IR”, acrescentou Lula, dizendo ser injusta esta tributação sobre os ganhos de PLR dos trabalhadores.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Rio falou sobre a importância desta intenção do governo que beneficiará também a categoria bancária.
“Os bancários já há bastante tempo vem liderando essa mobilização para a isenção do IR na PLR. Já houve melhoria na tributação por conta dessa mobilização, mas vamos continuar lutando para que se concretize a isenção total e apoiamos o presidente Lula nesse movimento”, disse José Ferreira.
Fonte: Seeb – RJ