Neste sábado (20), o vereador Marcos Henriques usou o direito de resposta e se pronunciou a respeito da matéria intitulada “Opinião: vereador Marcos Henriques desdenha de jornalista com Covid-19”, assinada por Eliabe Castor e publicada na coluna Opinião, do site PBAGORA.

A diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba, através do seu presidente, Lindonjhonson Almeida, se solidariza com o companheiro e vereador Marcos Henriques nesse episódio lamentável.

“Conhecemos a índole, a seriedade e a postura do companheiro Marcos Henriques, que jamais iria desdenhar de quem quer que fosse, principalmente de um trabalhador acometido pela Covid-19, essa terrível doença que tem ceifado tantas vidas e levado o vereador a colocar o seu mandato na luta contra essa pandemia. Estamos no século 21, onde a tecnologia permeia todos os setores da sociedade e propicia a comunicação em tempo real. E, mesmo assim, é de se estranhar que diante da gravidade da crise sanitária que o país atravessa nesta conjuntura, um tarimbado profissional da comunicação não tenha se preocupado em ouvir a versão da parte envolvida antes de publicar qualquer matéria polêmica”, arrematou Lindonjhonson Almeida.

Confira a nota na íntegra:

Todo o mandato foi surpreendido na manhã de hoje com uma manchete que não condiz com o nosso modo de agir, nem de pensar. A manchete falava sobre “desdenhar de um jornalista vítima de COVID”. Estarrecedor, pois nós todos, que estamos sofrendo com o número absurdo de perdas entre os nossos familiares, parentes, amigos e companheiros de luta e de trabalho. Perdemos, recentemente, o companheiro Dráuzio Macêdo, que trabalhava em nosso gabinete, uma perda dolorosa e irreparável, o que nos tornou, acima de qualquer coisa, um mandato que tem buscado lutar contra esse negacionismo e descaso, atuando amplamente em defesa de toda classe trabalhadora diante dessa pandemia.

O tal caso, foco dessa manchete da coluna, se refere a uma afirmação de que não conhecia o jornalista Eduardo Carneiro, que estava internado, vitimado pelo COVID. Uma má interpretação dessa afirmação, entendeu como irônica e que estava dizendo que era um funcionário fantasma da câmara Municipal de João Pessoa. Interpretação essa, totalmente equivocada e que nos causou espanto, diante dessa realidade diária assustadora e dramática, utilizar o nome do nosso mandato de maneira equivocada, como se não tivéssemos o mais absoluto respeito e empatia por todas as vítimas desse mal que assola a humanidade.

A matéria em questão fala em Ética, e não compreendemos como um profissional de jornalismo que afirma apurar o fato, não entrou em contato com o nosso mandato para coletar qualquer impressão, afirmação ou postura diante do caso. Precisamos entender que a imprensa, bem como a política, tem um papel importantíssimo neste momento atual, tenso e que precisamos reforçar a esperança, nas pessoas e nos seus atos. Nossas atitudes políticas em defesa da população diante da pandemia, por si justificam como estamos nos postando e nos agindo, sempre em defesa da saúde e das necessidades da população. Importante lembrar que sempre estamos à disposição para prestar qualquer esclarecimento, tirar dúvidas ou nos posicionar sobre assuntos pertinentes e públicos. Portanto, nos colocamos disponíveis para, se o autor do texto quiser, prestar qualquer informação. Acredito que desta forma, podemos sim, tratar de Ética, na política e no que se divulga sobre ela.

Desejamos a mais rápida recuperação, não só ao jornalista Eduardo Carneiro, como a todos e todas que hoje padecem com esse tão grandioso mal, que é o COVID-19, e que temos trabalhado arduamente e diariamente, no sentido de criar melhores condições para combatê-lo. Esperamos que todo o universo político possa colaborar, bem como a imprensa, com trabalho, verdade e Ética. Vacinação já para toda a população!

MANDATO DO VEREADOR MARCOS HENRIQUES