Com 162 anos de história, a Caixa Econômica Federal foi presidida por diversos nomes fortes e influentes. Dentre esses, quatro mulheres, bancárias e fortes, reconhecidas pelos presidentes da República em exercício na época e hoje: Maria Fernanda Ramos Coelho e Rita Serrano.

Funcionária da Caixa desde 1984, Maria Fernanda Ramos Coelho assumiu a presidência em março de 2006. Dentre todos os feitos como presidente, destaca-se a condução do programa Minha Casa, Minha Vida. Maria Fernanda deixou o cargo em 2011, quando recebeu um convite da então ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que também foi presidente da Caixa, para assumir a diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington.

Atualmente, a convite do ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo, Maria Fernanda é secretária-executiva da pasta. E, desde dezembro de 2022, segue na luta por melhorias na Caixa, uma vez que entregou ao atual presidente da República, Lula, um documento com 12 mudanças nas diretrizes da Caixa. Maria Fernanda também exerceu o cargo de Secretária Executiva (Vice-Ministra) no Ministério do Desenvolvimento e Reforma Agrária entre 2015 e 2016.

Maria Fernanda, com toda sua carga histórica, era cotada para assumir novamente a estatal. Mas, a escolhida foi Rita Serrano. Empregada da Caixa Econômica Federal desde 1989, Rita ocupou os mais diversos cargos da instituição. Em 2017, foi eleita pela primeira vez pelos empregados da Caixa para o Conselho de Administração (CA), sendo reeleita em 2022.

Conhecida por lutar pelas pautas voltadas aos empregados do banco público, Rita mantém seu trabalho com foco na defesa da integridade e sustentabilidade da Caixa e, em sua posse, reafirmou seu compromisso com o banco e enfatizou que a gestão do medo, comandada pelo ex-presidente Pedro Guimarães, acabou. O mandato da atual presidente marca o início de uma nova gestão.

A APCEF/RJ esteve ao lado de Rita Serrano por sua atuação marcante na defesa da centenária empresa pública e na luta em defesa dos direitos dos empregados. Recentemente, em entrevista à Fenae, Rita Serrano destacou a importância de ser a quarta mulher a presidir a Caixa e uma das premissas de seu trabalho como presidente do banco será o investimento na diversidade, o que é validado pelo presidente da APCEF/RJ, Paulo Matileti.

“Tivemos grandes nomes à frente da Caixa, mas destaco duas mulheres com quem tive o prazer de trabalhar. Maria Fernanda e Rita Serrano são bancárias, empregadas da Caixa, e entendem mais do que ninguém as necessidades do banco. É uma honra ter esses nomes num cargo tão importante”, afirma Matileti.

Matileti esteve presente na posse de Rita Serrano, que ocorreu no dia do aniversário do banco público, 12 de janeiro, junto ao presidente da República, Lula, à primeira-dama, Janja, e ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Veja fotos!

Imagem do WhatsApp de 2023-01-17 a_s_ 10.15.36l.jpg

Imagem do WhatsApp de 2023-01-17 a_s_ 10.15.36.jpg

Imagem do WhatsApp de 2023-01-17 a_s_ 10.15.36k.jpg

Fonte: APCEF – Rio de Janeiro