
Os principais sintomas que devem servir de alerta à ameaça de um Acidente Vascular Cerebral são fraqueza, sensação de formigamento em um dos lados do corpo, dificuldade súbita para falar, enxergar e caminhar. Há relatos ainda de pessoas que tiveram visão dupla e perda de equilíbrio, assim como tonturas e dor de cabeça intensa.
O aposentado José Gadelha, de 67 anos, aproveitou para fazer todos os exames. "Está tudo bem como minha saúde", disse ele, demonstrando alívio. "O atendimento foi muito bom, rápido e com muitas explicações. Isso deveria ocorrer mais vezes. Acho que esses exames são caros e fazer assim, de graça, é maravilhoso até porque eu não teria dinheiro para pagar."
A coordenadora do Setor de Neurologia da Secretaria de Saúde, Mirian Moura, alertou que é necessário estar atento a todos os sintomas que podem levar a um AVC. "É muito importante detectar os sintomas o quanto antes. Hoje as pessoas que sofrem um AVC podem ter um tratamento adequado e têm condições de se recuperar totalmente, mantendo a qualidade de vida", disse ela.
Apenas nas primeiras horas do dia de hoje mais de 1.000 pessoas foram atendidas. O presidente da organização não governamental (ONG) Saúde até Você, Cláudio Rafael da Silva, lembrou que o AVC é uma doença silenciosa e que pode levar à morte.
"[O AVC] hoje é a doença que mais mata no Brasil. A cada seis segundos, alguém morre de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Esse dado é preocupante, devemos dar mais atenção a nossa saúde", disse Rafael.
Neste domingo (30), a partir das 9 horas, a campanha de prevenção ao AVC estará no Parque da Cidade, em Brasília, para promover a Caminhada Nacional do AVC. A concentração será em frente ao Quiosque do Atleta.
As ações contam com o apoio de diversas entidades relacionadas à saúde, entre elas, a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Rede Brasil AVC, equipes de neurologia de diversos hospitais do DF e o Programa de Educação e Controle da Hipertensão Arterial do DF.
Fonte: Agência Brasil