Defesa
Foi dado um prazo, de dez dias, para que os estabelecimentos apresentem defesa ao Procon. O órgão vai analisar e definir se aplica ou não multas, que variam de R$ 400 a R$ 6 milhões, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Segundo o órgão, uma das agências consideradas padrão dentro das normas foi a do Santander, da Avenida Epitácio Pessoa. Já a mais crítica, encontrada pelas equipes de fiscalização, foi a do Bradesco, também na Epitácio Pessoa.
Operação
A Operação no Tempo Certo foi a primeira ação do órgão seguindo o que determina a portaria Nº 006/2012, assinada na última segunda-feira (30), definindo operações especiais a serem realizadas todos os meses. Esta semana, o alvo foi verificar o cumprimento da lei municipal nº 8.744/98, que estabelece tempo máximo para atendimento nos caixas.
Essa legislação, conhecida como lei das filas, estabelece que o atendimento nos caixas dos bancos deve ser feito em, no máximo, 20 minutos em dias normais, 30 minutos em dias de pagamento e em até 35 minutos na véspera ou após feriados.
Fonte: PB Agora