A Contraf-CUT enviou nesta terça-feira, 21, orientações jurídicas para os sindicatos e federações apontando a necessidade de convocação de assembléias para aprovação da minuta de reivindicações da categoria para a Campanha Nacional 2009. As assembléias devem ser realizadas pelos sindicatos até o dia 29 de julho.

A confederação aponta que se trata de iniciativa "necessária para garantir a realização de campanha salarial unificada, considerando-se os empregados de bancos privados e estatais (como BB, CEF, BASA, BNB etc.)".

Na assembléia, deverá ser aprovada a minuta de pré-acordo e a minuta geral da categoria, definidas na 11ª Conferência Nacional dos Bancários. As principais bandeiras são: índice de reajuste de 10% (reposição da inflação mais aumento real), PLR de três salários mais R$ 3.850, valorização dos pisos salariais, contratação de toda remuneração dos trabalhadores (inclusive a parte variável), combate às metas abusivas e ao assédio moral, PCS para todos, mais segurança nas agências e regulamentação do Sistema Financeiro Nacional, que incentive o crédito e reduza os juros.

A íntegra das orientações jurídicas encontra-se nos Comunicados da Contraf-CUT.

Fonte: Contraf-CUT

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster