Na abertura do ato público, o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques falou sobre as principais reivindicações da categoria e enfatizou a importância da participação da sociedade no apoio à campanha dos bancários. “Nós reivindicamos melhores salários, mais segurança e melhores condições de trabalho, que passa necessariamente pela contratação de mais bancários, o que significa menos filas e melhor atendimento. Afinal, se os bancários e a sociedade proporcionam aos bancos lucrar tanto, os banqueiros têm de nos compensar de alguma forma”, concluiu.
Os oradores que se sucederam reforçaram o porquê do tema da campanha “Outro banco é preciso. Pessoas em primeiro lugar!” Nas agências, quando perguntados se eram bem atendidos pelos bancos, clientes e usuários respondiam um “não” tão sonoro e sincronizado, que até parecia ter sido ensaiado.
E foi assim, com muito frevo e descontração que os bancários percorreram o centro de João Pessoa, nesta quinta-feira, com suas faixas e cartazes, que enfocavam os principais itens da pauta dos bancários: reajuste salarial de 11%; participação nos lucros e resultados (PLR) mais justa e elevação do piso; mais contratações e menos filas; fim do assédio moral e das metas abusivas; mais segurança e menos assaltos; igualdade de oportunidades; mais crédito, menos juros e tarifas.
O diretor Francisco de Assis Costa (Chicão), chamou a atenção da população para os lucros altíssimos dos bancos e reforçou a vontade dos bancários de fecharem mais uma convenção coletiva através da via negocial. “Já entregamos nossa pauta de reivindicações aos banqueiros e esperamos um desfecho satisfatório, através da negociação. Entretanto, caso os banqueiros se neguem ao acordo, partiremos para o confronto e faremos uma grande greve”, alertou.
O lançamento da campanha nacional dos bancários e as atividades de mobilização continuam nesta sexta-feira, dia 20, pelo corredor bancário da Av. Epitácio Pessoa até as praias.
Fonte: SEEB – PB