Nesta quarta-feira (24), o Sindicato dos Bancários da Paraíba coordenou o ato público em frente ao condomínio do Banco do Brasil na Praça 1817, no centro de João Pessoa, no Dia Nacional de Luta #MenosMetasMaisSaúde, de onde seguiu mobilizando a base em seus locais de trabalho.
A atividade faz parte das estratégias da Campanha Nacional dos Bancários para fortalecer o Comando Nacional na próxima rodada de negociação com a Fenaban sobre Saúde e Condições de Trabalho, nesta quinta-feira (25).
A Pesquisa Nacional da Contraf-CUT, feita em parceria com o Instituto de Pesquisa e Estudos sobre Trabalho, da Universidade de Brasília (UnB), revela que o modelo de gestão dos bancos impacta diretamente a saúde dos trabalhadores. Quase 80% dos bancários declararam ter tido pelo menos um problema de saúde relacionado ao trabalho no último ano. Desses, quase metade estava em acompanhamento psiquiátrico.
Paulo Henrique, secretário de imprensa do Sindicato e funcionário do BB, falou sobre os protestos de hoje. “Ao acompanhar diariamente as condições de trabalho de nossas representadas e representados, ante a pressão pelo atingimento de metas cada vez mais absurdas e abusivas, lamentamos profundamente que o uso da tecnologia que deveria ser canalizada para melhorar o ambiente e as condições de trabalho, esteja sendo usada como mecanismo de controle e pressão para aumentar a produtividade sem levar em conta os efeitos negativos sobre a saúde de trabalhadoras e trabalhadores. Vamos continuar com os protestos nas agências e nas redes sociais para fortalecer e respaldar o Comando na mesa de negociação, lutando por um ambiente de trabalho mais humano e saudável, com #MenosMetasMaisSaúde”, arrematou.