Crédito: Gabriel Marquez – Feeb/RS
Embora a pauta de reivindicações dos banrisulenses ainda seja ampla, as negociações específicas pela Campanha Salarial 2009 foram encerradas nesta terça-feira (24), na Federação dos Bancários (Feeb/RS), em Porto Alegre. Durante o encontro que reuniu sindicalistas da capital e do interior e representantes do Banrisul, foram confirmados os avanços já negociados e apontadas pendências para negociações futuras.
Na avaliação do movimento sindical o principal ponto positivo das negociações em 2009 foi a retomada, com seriedade, do diálogo sobre os problemas dos trabalhadores do Banrisul. Após quatro anos de jejum, sem qualquer avanço nas tratativas com a direção da instituição, o Comando dos Banrisulenses finalmente pode agregar novas conquistas.
Proposta de aditivo
A Feeb/RS e sindicatos filiados irão encaminhar uma proposta de Acordo Aditivo à direção do Banrisul, que será submetida à avaliação da diretoria do banco. Segundo os sindicalistas, a assinatura do aditivo seria um passo importante para os banrisulenses e, também poderia garantir a manutenção do canal de negociação específico a cada campanha salarial. Entretanto, não há garantias de que a proposta será aceita pela direção do Banrisul.
Principais conquistas
Entre as principais conquistas das negociações deste ano estão a licença-maternidade de 180 dias. O banco expediu um BGX nesta quarta-feira com as orientações para solicitação do benefício. Outros pontos importantes para os trabalhadores foram a abertura do processo de adesão dos ex-BPDs ao Quadro de Tecnologia da Informação do banco; a regulamentação do auxílio educação e o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados para trabalhadores afastados em tratamento de saúde.
Além disso, foram retomadas as negociações com a Fundação Banrisul, Cabergs e as comissões temáticas de Saúde e Segurança. O movimento sindical pretende manter as discussões nestes fóruns no próximo período devido às demandas dos funcionários nestas áreas.
Fonte: Imprensa – Feeb/RS