Para a Contraf-CUT, esses números confirmam a precarização do atendimento bancário no Brasil, na medida em que a abertura de novas agências foi pequena, enquanto a expansão de correspondentes foi elevada. "Essa política dos bancos não favorece o emprego, piora a segurança e fragiliza ainda mais a qualidade do atendimento", aponta o secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.
Outros números
O estudo da Febraban revelou ainda que os caixas eletrônicos continuam sendo o principal meio para realização de transações bancárias no país, representando mais de um terço de todas as operações realizadas no ano passado.
Em segundo lugar ficou o internet banking, que representou 20% do total das operações de 2009, um aumento de 17,7% na comparação com 2008. Ao todo, o país possui 35 milhões de contas de internet banking, informou a Febraban em nota.
Os caixas das agências, por sua vez, representaram apenas 9% do total das operações, acompanhando a diminuição da utilização desse meio ao longo dos anos.
A Febraban informou ainda que, para ampliar o atendimento, os bancos investiram R$ 19,4 bilhões em tecnologia no ano passado. Ao todo, a pesquisa registrou 47 bilhões de operações bancárias realizadas no país em 2009.
Fonte: Contraf-CUT com Valor Econômico